Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 17 de Fevereiro de 2009 às 10:34

    Imprimir


Acontece entre os dias 19 e 22 de maio deste ano, o V Congresso Brasileiro de Soja – Mercosoja 2009. O evento deverá reunir cerca de 1.500 pessoas no Centro de Convenções de Goiânia (GO). Durante o encontro, serão discutidos temas como os gargalos na logística de transporte da soja, do campo até os portos.

Mesmo sendo o segundo maior produtor de soja do mundo, os gargalos prejudicam o escoamento do produto no Brasil. Segundo o presidente do CBSOJA – Mercosoja e chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Soja (Londrina-PR), José Renato Bouças Farias, a cadeia produtiva, cuja safra de 2007/2008 rendeu 60 milhões de toneladas, envolve 200 mil produtores nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Tocantins, Piauí, Rondônia e Pará.

“O Cone Sul é o principal polo produtor de soja do mundo e tudo indica que sua importância crescerá a cada ano. A região responde por 116 milhões de toneladas de grãos, que equivalem a 52,5% da produção mundial. Em 1970, a região respondia por menos de 20% da safra mundial”.

Mas Bouças Farias acrescenta que o transporte da soja é um dos principais problemas da região. O custo é muito alto porque pouco se utilizam as hidrovias ou ferrovias – o principal meio de transporte é o rodoviário. A exceção fica com a Argentina que, embora tenha a maior parte da sua produção transportada por caminhões, a distância dos centros de produção até os portos de exportação ou os centros de consumo é pequena (média de 300 km). Brasil, Paraguai e Bolívia percorrem distâncias superiores a 1.000 km para chegar aos centros de consumo ou aos portos. Ele acrescenta que a exportação da soja, também, esbarra nas deficiências de armazenagem do produto e nos portos nos centros de produção/dispersão. (Porto Gente)





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/164601/visualizar/