Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quinta - 15 de Janeiro de 2009 às 09:32

    Imprimir


Índios desocupam fazenda onde foi morta uma líder pareci e cobram que a investigação do crime passe para a Polícia Federal.

Um grupo de 70 índios da etnia pareci deixou a fazenda após a chegada da Polícia Federal – PF. Na propriedade ficou um cenário de destruição. Animais foram mortos com flechas e a sede parcialmente destruída. Armários, prateleiras, camas, nada escapou.

A revolta dos índios aconteceu depois do assassinado da índia cacique Valmireide Zoromará. Ela o marido e outras 42 pessoas pescavam em uma represa localizada dentro de uma fazenda em Nova Marilândia (391 km distante de Cuiabá). Segundo a polícia o grupo foi surpreendido por homens armados que seriam funcionários da fazenda. Valmireide e o marido foram atingidos.

A polícia afirmou que encontrou munição no local. “Encontrou munição e o calibre é compatível com o utilizado no crime”, disse o major Ademar Correa da Costa, comandante regional da Polícia Militar – PM. A cacique morreu no local e o marido chegou a ser socorrido. Valdemir Xavier de Amorim está internado em estado grave em uma UTI de um hospital em Tangará da Serra (238 km de Cuiabá). “Esse paciente corre risco de morte, dada a gravidade da lesão, e o cérebro que é o órgão atingido estar inchado e com sangramento no seu interior”, disse o médico Cláudio Cozzani.

Dois suspeitos de participação no crime já estão presos. Um deles confessou a autoria do crime. Os índios exigem que a investigação do caso passe para a Polícia Federal.

Um dos proprietários da fazenda invadida que se identificou apenas como Roberto disse por telefone que a área fica distante quatro quilômetros da terra reivindicada pelos índios. Ele afirmou que um levantamento preliminar dos prejuízos indica que desapareceram freezer, geladeira e móveis. A Polícia Federal disse que vai analisar as evidências do crime para decidir se entra na investigação.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/166422/visualizar/