Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 23 de Dezembro de 2008 às 14:40
Por: Kelly Oliveira

    Imprimir


Brasília - A crise financeira internacional levou o Banco Central a prever uma redução no ritmo de crescimento do crédito no país em 2009. A projeção para o crescimento do volume dos financiamentos é de 16% em relação a este ano. Esse percentual é bem menor do que a alta de 32,8% do crédito em 12 meses fechados em novembro.

Segundo o BC, o volume de crédito no próximo ano vai representar 43% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país). Para este ano, a projeção para relação entre crédito e PIB é de 40,5%. Em novembro, esse percentual ficou em 40,3%, o mais elevado da série histórica do Banco Central (BC) iniciada em julho de 1994.

“É um crescimento forte [em 2009]. Evidentemente não é o mesmo ritmo de anos anteriores”, afirmou o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes.

O motivo para esse redução no ritmo de crescimento do crédito é a crise, que deve levar o país a crescer menos em 2009. Ontem o BC informou, no Relatório Trimestral de Inflação, que o crescimento do PIB deve cair de 5,6% para 3,2% deste ano para 2009 por conta dos efeitos da crise financeira internacional no Brasil.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167517/visualizar/