Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 04 de Dezembro de 2008 às 11:58

    Imprimir


Reeleito em Várzea Grande com 75.519 votos (53% dos válidos), Murilo Domingos (PR) se vê de novo acuado por causa de lobby dos partidos e dos correligionários no desespero por cargos. Sem alarde, o republicano definiu alguns nomes para o segundo mandato. De um lado, o prefeito quer fundir duas secretarias e, por outro, criar as pastas de Controle Interno e de Regularização Fundiária.

Entre os novos membros do primeiro escalão, Murilo inclui na pasta da Saúde a médica Jaqueline Guimarães (ex-DEM), esposa do deputado estadual Wallace Guimarães. Já o secretário Reinaldo Della Pasqua vai para a Previvag no lugar do ex-prefeito Carlos Gomes, que deixa a administração. Jaqueline foi uma das responsáveis pela derrocada do candidato Júlio Campos (DEM), que enfrentou uma série de brigas internas. Ela ficou inconformada com o que chama de traição de Júlio para com o marido e passou a apoiar a candidatura de Murilo.

A pasta da Educação deveria ficar sob a professora efetiva Zair Leite, principalmente depois que a Câmara Municipal incluiu na lei anti-nepotismo o cargo de vice-prefeito. Com isso, o empresário Tião da Zaeli, que teria a esposa Miriam como secretária, se viu impedido de efetivar a nomeação. Mesmo assim, o prefeito Murilo mantém o acordo com vice. Caberá a Tião indicar um outro nome.

Murilo Domingos está determinado a fundir as secretarias de Obras e de Serviços Públicos. Ambas se transformariam em Infra-Estrutura, que ficaria sob o ex-vereador Dito Loro (PSDB), que foi o coordenador-geral da campanha. Quem "dançaria" seria o ex-deputado Dito Pinto, que hoje toca o Serviços Públicos. Para não perder o cargo, Pinto vem fazendo pressão. Resiste à idéia de fusão das pastas.

No Esportes e Lazer, o prefeito escolheu Cesar Tucano, que vai substituir Edilson Baracat. A pasta da Fazenda continua sob Rachid Herbert Pereira Mamed. O radialista Jeverson Missias, que foi o marqueteiro e porta-voz de Murilo na campanha eleitoral, ficará somente na presidência do Departamento de Água e Esgoto. Assim, abre espaço na Comunicação para novo secretário cujo nome não foi definido.

O advogado Faustino Antônio da Silva Neto pode ser remanejado da Administração para a Procuradoria-Geral do Município. Na Promoção Social, o prefeito estuda o retorno de Cely Almeida (PR), derrotada na disputa à vereadora. Não descarta, porém, manter Valderez Antonio Ferreira.

Trânsito e Planejamento

Luiz Nelson deve deixar o comando da secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos. O prefeito não definiu oficialmente o substituto. Ele já se reuniu com Nelson para ter uma escolha de comum acordo. Como já conduziu a pasta de Trânsito e Transportes Urbano (SMTU) da Capital, o ex-deputado Emanuel Pinheiro e um dos articuladores da campanha de Murilo, está sendo consultado para apresentar alternativa.

A secretaria de Planejamento tende a continuar sob Ester Inês Scheffer. Ela é técnica, discreta, especialista em orçamento e seu trabalho vem agradando ao prefeito. Com isso, as portas começam a se fechar para o ex-secretário José Marques Braga, que deixou a administração para disputar cadeira de vereador pelo PPS e saiu derrotado. Na Guarda Municipal a tendência é ser mantido Rodrigo Alonso Lemes, apesar da pressão do polêmico William Dias para ocupar o posto.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168493/visualizar/