Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 20 de Outubro de 2008 às 14:47

    Imprimir


A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) tem disponibilizado para o produtor rural o calendário agrícola, uma ferramenta importante para planejar o plantio, vacinação, vermifugação dos bovinos, eqüinos e reprodução dos alevinos com informações técnicas referente aos meses de janeiro a dezembro. Este trabalho permite orientar a época correta de plantio, colheita, secagem, transporte, tipo de vacina a ser aplicada no animal, período de imunidade e muito mais.

O diretor de Pesquisa da Empaer, Antonimar Marinho dos Santos, comenta que o calendário agrícola é mais um instrumento de consulta que fornece os meses indicados para o plantio e colheita ao longo do ano. “O calendário foi elaborado com o objetivo de orientar a melhor época de realizar as atividades agrícolas em cada fase da cultura”, informa Marinho.

O calendário tem formato de um cartaz e mede 65 centímetros de altura por 45 centímetros de comprimento e pode ser afixado na parede. Segundo Marinho, as culturas escolhidas foram: arroz, abacaxi, algodão, banana, cana-de-açúcar, citros, coqueiro, caju anão, café, feijão, guaraná, melancia, milho, safrinha, mandioca, maracujá, mamão, seringueira, sorgo safrinha, soja e uva.

No calendário constam também recomendações técnicas para bovinocultura e eqüinocultura e apresenta os meses corretos para vacinar os animais contra as doenças: aftosa, carbúnculo sintomático, gangrena gacional, brucelose, raiva, tétano, gripe eqüina e outras. Para o produtor que queira produzir alevinos, tem informações desde a escolha da área, levantamento, reprodução, alevinagem, fertilização, alimentação, manejo, cadastramento até comercialização. “Queremos com isso o fortalecimento da agricultura”, ressalta o diretor.

Para adquirir o calendário e programar corretamente o plantio, vacinação dos animais, o produtor rural pode acessar o site – www.empaer.mt.gov.br ou procurar o escritório da empresa mais próximo do seu município.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171252/visualizar/