Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 15 de Outubro de 2008 às 08:54

    Imprimir


A 38ª edição do horário de verão - que começa no próximo domingo e vai até 15 de fevereiro- pode resultar na redução de 5,90% da demanda de energia no horário de ponta e em uma economia de 0,80% no consumo em Mato Grosso. Essa é a estimativa da Cemat, com base no comportamento atual do sistema e na edição anterior do horário de verão.

Os municípios mato-grossenses são abastecidos por energia proveniente de dois sistemas diferentes: o Sistema Interligado Nacional (SIN) e o sistema isolado (atendido por usinas termoelétricas a diesel). Como a maior parte do Estado já está incluída no SIN, é dele que vem a maior economia: pode chegar 16.402 MWh no consumo. Essa energia seria suficiente para abastecer um município como Chapada dos Guimarães por nove meses. Já no Sistema Isolado, a economia em energia pode chegar a 237 MWh - que abasteceria por dois meses uma cidade como Rondolândia. Além do consumo de energia, as usinas também devem deixar de queimar 71 mil litros de óleo diesel nos próximos quatro meses.

De acordo com o diretor de Engenharia da Cemat, José Adriano Mendes, a principal meta é reduzir a demanda máxima do SIN no horário de ponta nacional - que vai das 17h30 às 20h30 no horário de Mato Grosso. "Isso é possível porque o adiantamento do horário brasileiro em uma hora permite que a carga referente à iluminação seja acionada mais tarde do que no horário normal", explica.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171552/visualizar/