Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 14 de Outubro de 2008 às 12:01

    Imprimir


A Agência Nacional do Petróleo (ANP) fará audiência pública hoje, no Rio de Janeiro, para informar as áreas onde pretende liberar pesquisas e estudos para descobrir se há petróleo e gás natural. A agência deve concluir, em abril do ano que vem, o leilão para definir as empresas que pesquisarão em Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubiratã, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato e Paranatinga para saber se estas cidades tem gás ou petróleo. Só Notícias apurou que os municípios estão incluidos na chamada "Bacia dos Parecis" e a área estudada terá 14 mil km². Os estudos geoquímicos da ANP indicaram a presença de moléculas de hidrocarbonetos, que têm origem em rocha geradora de petróleo. Isto significa que nesta região, em algum momento, a mais de 200 milhões de anos, fatores que possibilitaram a geração dos hidrocarbonetos, tal como aconteceu na Bolívia.

A "rodada de licitações" da ANP está em andamento e até abril deve ser finalizado o processo. Mato Grosso tem 6 bloco exploratórios da Bacia dos Parecis. Um dos fatores que ainda deve ser resolvido é a questão ambiental e pelo fato de parte da área estar próxima a reserva indígena. Segundo dados da ANP, só a Bacia dos Parecis possui cerca de 350 mil km².

A senadora Serys Slhessarenko (PT) foi autora da emenda na LDO para serem feitos estudos e aponta que 4.800 empregos devam ser gerados para serem feitas pesquisas de campo. “Estes empregos são apenas o começo. A exploração, certamente, terá muito a crescer e outros tantos postos de trabalho serão criados. Com a iniciativa de incentivarmos a pesquisa por meio de emendas parlamentares na LDO, estamos pensando no futuro do Brasil e, principalmente, de Mato Grosso”, afirmou Serys, através da assessoria.

Na audiência de hoje, a ANP também abordará as licitações para as bacias Recôncavo, Potiguar, Paraná, Amazonas, São Francisco e Sergipe-Alagoas)





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171613/visualizar/