Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 24 de Setembro de 2008 às 07:30

    Imprimir


Levantamento do Washington Post-ABC News aponta liderança democrata. A crise financeira tornou-se o tema mais importante da eleição presidencial.

A vantagem do candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre o republicano John McCain na disputa eleitoral norte-americana subiu para 9 pontos, em meio às turbulências no sistema financeiro e ao crescente pessimismo em torno da economia, segundo uma pesquisa nacional Washington Post-ABC News divulgada nesta quarta-feira (24).

Entre os prováveis eleitores, a pesquisa mostrou que Obama tem 52% da preferência, contra 43% de McCain. Há duas semanas a disputa estava praticamente empatada, McCain tinha 49%, contra 47% de Obama.

A crise financeira, provocada pelo colapso do mercado financeiro, tornou-se o tema mais importante da eleição presidencial, marcada para 4 de novembro.

Mais da metade dos entrevistados (52%) disse acreditar que a economia entrou numa trajetória de queda grave e de longo prazo.

Oito de cada dez disseram estar preocupados com a direção da economia, quase três quartos se preocupam com os choques nos mercados de ações, e 60% estão apreensivos com as próprias finanças familiares, apontou o levantamento.

Metade das pessoas que responderam à pesquisa apontaram a economia e o emprego como os temas que determinarão o voto, contra 37 por cento há duas semanas.

A pesquisa ouviu 1.082 pessoas, incluindo 916 eleitores registrados, e foi realizada de sexta a segunda-feira. A margem de erro para toda a amostragem é de três pontos percentuais para mais ou para menos e de quatro pontos percentuais para a amostragem de 780 prováveis eleitores.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172715/visualizar/