Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 22 de Setembro de 2008 às 17:46

    Imprimir


Os reflexos da crise política no país vizinho podem ser percebidos já nas estradas de acesso à Bolívia. A fiscalização está mais rigorosa, em especial, na Província de San Matías, que pertence ao departamento de Santa Cruz, um dos Estados que fazem oposição ao Governo Evo Morales. No local vivem cerca de 20 mil pessoas que acompanham as notícias pela televisão e se assustam com os confrontos violentos que aconteceram em alguns pontos do país.

Na Província não foram registrados nenhum confronto violento, mas a crise política preocupa os moradores. Alguns serviços públicos controlados pelo Governo Federal não funcionam há mais de dez dias. É o caso da fiscalização aduaneira. Muitos caminhoneiros não conseguem trafegar de Mato Grosso para o país vizinho. O motorista Mário Lobo, que levava uma carga de pneus de Cáceres para Santa Cruz, não conseguiu seguir viagem." Eu estou prejudicado, parado aqui há duas semanas. Agora não sei o que vamos fazer", disse.

A crise também atingiu o setor industrial do país. Uma indústria de tubulações parou por falta de matéria prima importada. Um prejuízo de R$ 60 mil por dia.

Brasileiros que trabalham do outro lado da fronteira também reclamam. É o caso de Ademir Silva. Ele tem uma loja de produtos agrícolas e o estoque está no limite. "Eu espero que melhore e que resolva esta situação porque a gente está trabalhando aqui do outro lado e fica um pouco complicado", disse.

Os bolivianos também estão com medo de viajar dentro do país por causa das barreiras montadas em algumas estradas. O comerciante, Reinaldo Achval mandou buscar as duas filhas e os netos que moram em Santa Cruz de la Sierra, mas eles não conseguem sair de lá." Não se pode sair. Não se pode ir, não se pode vir. A gente de toda a chiquitania está trancada. Não se pode ir para Santa Cruz e de lá não se pode sair", desabafa.

Para o prefeito de San Matías, Hubert Rivero, o confisco dos impostos do gás feito por Evo Morales, vai ter reflexos nas áreas da educação e da saúde. A operação Milagro que oferecia cirurgia de catarata de graça também para os brasileiros vai ser suspensa por falta de dinheiro."É para que os brasileiros também saibam que até o dia 09 vai continuar essa operacão e depois vai parar tudo por causa de dinheiro, porque nós não temos apoio do governno nacional e de ninguém", informa.

Em meio ao conflito, os bolivianos rezam para o que país encontre o caminho do crescimento sustentado na paz e na democracia." Nós como bolivianos estamos pedindo a Deus para que isso possa mudar. Tem que haver uma solução, mas isso depende de cada um de nós, como bolivianos", indaga a estudante Jacira Roman.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172807/visualizar/