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Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 19 de Setembro de 2008 às 15:10

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Os familiares das vítimas do acidente com o Airbus da TAM divulgaram uma decisão do Programa Estadual de Defesa do Consumidor do Rio Grande do Sul (Procon-RS) que multou a companhia aérea em R$ 971.031,60 pela demora em divulgar a lista de passageiros do vôo 3054, em Porto Alegre. De acordo com os parentes, a TAM levou mais de sete horas para divulgar os nomes.

A decisão foi assinada pela defensora pública do Estado do RS Adriana Fagundes Burger e pela coordenadora da 5ª Turma de Pareceres do Procon/RS. O documento afirma que os familiares tiveram que esperar a lista das 18h45, horário em que ocorreu a tragédia que matou 199 pessoas, no dia 17 de julho, até por volta da 1h do dia 18.

De acordo com o Procon do Rio Grande do Sul, a empresa tem 10 dias para manifestar o interesse de firmar um compromisso de ajustamento de conduta com o Procon. Caso o compromisso seja fechado entre o órgão e a empresa, o Procon informou que a reclamação será suspensa e arquivada.

O documento acrescenta ainda que "infelizmente, os familiares e amigos das vítimas tomaram conhecimento da lista de passageiros através de um rádio que foi disponibilizado num auditório do hotel acima mencionado, aproximadamente a 1h da madrugada do dia subseqüente ao acidente".

Segundo a Decisão, "houve tumulto e muito desespero dos familiares e amigos dos passageiros que tinham viagem marcada para o vôo acidentado, tendo em vista que, no balcão de atendimento do fornecedor, situado no Aeroporto de Porto Alegre, os funcionários recusavam-se a dar informações sobre o ocorrido e, tampouco, forneceram a lista de passageiros que embarcaram na aeronave".

Uma das conclusões da decisão do Procon-RS, do último dia 8, foi a de que houve "a supressão da informação aos familiares das vítimas decorreu da desorganização do fornecedor que permitiu o acesso de passageiros e/ou funcionários e/ou tripulantes sem a devida identificação, não havendo outra explicação plausível para o consumo de mais de sete horas para saber, com exatidão, quem estava a bordo da aeronave acidentada".

A assessoria da TAM ainda não soube informar se a empresa foi notificada oficialmente sobre a decisão. A companhia afirmou que se posicionará sobre o assunto ainda hoje.





Fonte: Redação Terra

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