Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 19 de Setembro de 2008 às 14:33

    Imprimir


Com uma palestra do juiz Marlon Jacinto Reis, assessor especial da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mato Grosso lança na próxima segunda-feira, às 19 horas, a campanha por eleições limpas no Estado. O evento está programado para o auditório da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso e vem despertando grande interesse em todos os segmentos sociais, em virtude do apoio que o movimento pela moralização das eleições tem recebido das mais conceituadas instituições oficiais e privadas do país. Lançado em 2006 pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Projeto das Eleições Limpas tem avançado por todo o Brasil, com o incentivo, inclusive, do TSE.

Em Mato Grosso, as primeiras entidades que entraram na luta pelo voto livre e consciente foram a Ordem dos Advogados do Brasil, o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) e a Associação Mato-grossense de Magistrados – Amam. A entidade dos magistrados mato-grossenses é a mais recente parceira da OAB e do MCCE na batalha que pretendem desenvolver em todo o Estado, mesmo depois de cada eleição, para conscientizar o eleitor a não aceitar favores e até bens materiais em troca do voto. O presidente do MCCE, Vilson Nery, considera que a missão não será fácil. Principalmente porque o eleitor menos esclarecido é muito honesto e fiel. “Se ele vendeu o voto para um candidato, vai votar em quem o beneficiou de alguma forma, não resta dúvida” – garante Nery.

Para o presidente da OAB, Francisco Faiad, o combate a corrupção eleitoral não é uma missão apenas das instituições – como é o caso do TSE – que têm a atribuição e legislar e conduzir o processo eleitoral. Segundo ele, o Judiciário tem um papel de fundamental importância no combate aos crimes eleitorais. “Entendo que estamos passando por um momento ímpar da nossa história jurídico-eleitoral quando a consciência de que a compra de votos é crime se alargou. Por isso, compete a nós o combate a este crime que considero de lesa-pátria e que depois acarreta na punição de toda a sociedade” – afirma o presidente da OAB.

Corrupção eleitoral, compra de votos, ameaças a eleitores e formas de denunciar possíveis irregularidades cometidas por candidatos – estes são alguns dos assuntos que o juiz Marlon Jacinto Reis vai abordar na sua esperada palestra, que contará com a presença inclusive do presidente da AMB, Mozart Valadares Pires. A entidade congrega cerca de 13 mil juízes e decidiu abraçar a campanha em parceria com o TSE, com o objetivo de estimular o cidadão a ter um comportamento ético e fiscalizador ao exercer o voto. O movimento por eleições limpas foi idealizado pelo juiz Marlon Reis e desde o seu lançamento, em 2006, vem ganhando cada vez mais força. A vinda de Valadares Pires a Cuiabá foi confirmada pelo presidente da Amam, Antonio Horácio da Silva Neto.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173002/visualizar/