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Economia
Terça - 16 de Setembro de 2008 às 18:27
Por: Daniel Dino

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Começa nesta quarta-feira (17.09) o treinamento dos funcionários da Agência de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento), realizado pela OMD Soluções para Ouvidorias. A capacitação é a última ação para o cumprimento da Resolução 3477. A resolução foi emitida pelo Banco Central no ano passado, sendo todas as instituições financeiras obrigadas a se adequarem em um prazo de dois anos, sob pena do pagamento de multas, e represálias por parte do Banco Central.

Para atender a Resolução 3.477 , foram criados o cargo de ouvidor e o atendimento pelo 0800.647.7900. Ações de qualificação e certificação dos ouvidores pela Associação Brasileira de Ouvidores – Seccional DF, que trabalhou temas relacionados à ética, aos direitos e defesa do consumidor e à mediação de conflitos, também foram desenvolvidas pela MT Fomento.

Em uma segunda etapa, a Agência contratou o sistema OMDv2.0, ferramenta que possibilita, por exemplo, o recebimento e o envio de respostas por múltiplos meios de contato. Um aspecto importante para a Ouvidoria da MT Fomento, que recebe contatos por telefone, fax, e-mail, internet, cartas, presencialmente e por caixas coletoras. “Os benefícios são a agilidade do processo e a forma de registro e acompanhamento das demandas devidamente com seu número de protocolo”, destaca o presidente da MT Fomento, Arcleidy Dias.

Independente da forma de contato, o sistema gerencia em tempo real o recebimento, o encaminhamento interno e as respostas às manifestações, avisando automaticamente as áreas responsáveis. A integração de diversos setores ou unidades da organização é uma característica forte do sistema.

“A importância da Ouvidoria da MT Fomento está no direcionamento de esforços das áreas e no atendimento ao cidadão, formando um consenso do que é público, ouvindo o cidadão, acolhendo suas necessidades e expectativas no acesso à operação de crédito, assim, conscientizando e envolvendo o cidadão na gestão pública, contribuindo significativamente na gestão dos seus recursos”, destaca Arcleidy Dias.

A ouvidoria já existia, desde 08 de maio de 2007, porém não estava totalmente estruturada ou organizada para sua função, não possuindo nenhuma ferramenta de avaliação e local apropriado para o seu funcionamento. A pedido do presidente da Agência, Arcleidy Dias, foi criada uma equipe para sua instalação, trabalhando em várias frentes, tanto jurídica quanto estrutural.

Com informações da Assessoria da MT Fomento





Fonte: Secom-MT

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