Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 16 de Setembro de 2008 às 05:32
Por: Margareth Botelho

    Imprimir


Murilo Domingos (PR) seria reeleito prefeito de Várzea Grande em 5 de outubro. É o que mostra a 2ª rodada de pesquisa do Gazeta Dados, realizada nos dias 13 e 14 de setembro. O republicano abriu uma frente de 6 pontos percentuais em relação a Júlio Campos (DEM), o seu principal adversário. Enquanto Murilo obteve 41% na votação estimulada, 35% das indicações foram atribuídas ao democrata. Nesta amostra, os eleitores têm acesso à relação de candidatos ao escolherem o nome de sua preferência.

Comparando-se com a 1ª rodada, feita nos dias 30 e 31 de agosto, Murilo cresceu 5 pontos percentuais, passando de 36% para os 41%. Júlio avançou somente 1 ponto percentual, saltando de 34% para 35%. Os votos dos dois foram tirados principalmente do percentual de indecisos, que caiu de 17% para 11%. O candidato Nico Baracat (PMDB), que manteve o 3º lugar, registrou uma queda de 1 ponto percentual. Tinha 7% e agora está com 6% do total de votos. Brancos e nulos somam os mesmos 6% nas duas rodadas eleitorais.

Na 2ª rodada, o Gazeta Dados ouviu 502 pessoas distribuídas em 42 bairros de 4 regiões do município, sendo 33% do Cristo Rei, 29% da área central, 24% do Jardim Glória e 21% da Água Vermelha. A margem de erro foi fixada em 4% a maior e a menor. A pesquisa foi protocolada e registrada sob os números 1337/2008 e 035/2008, respectivamente, na 29ª Zona Eleitoral da Comarca de Várzea Grande.

Espontânea - Na sondagem espontânea, quando o eleitor simplesmente cita o nome do político em que pretende votar, Murilo Domingos surge com 40% das intenções de voto, repetindo os 6 pontos percentuais de dianteira em relação a Júlio Campos, que ficou com 34% da votação. Na primeira pesquisa, o republicano tinha 31% contra 28% do democrata, situação de empate técnico que agora, a 20 dias do pleito, se desfaz. Nesta amostragem, o peemedebista permaneceu com iguais 5%. Brancos e nulos caíram de 7% para 5% e o total de indecisos baixou de 29% para 16%.

Votos válidos - Na totalização dos votos válidos, quando se retiram os percentuais de brancos, nulos e indecisos, Murilo Domingos amplia o favoritismo e vai a 50%, deixando para trás Júlio Campos com 43% e, bem longe, Nico Baracat com 7%. Dentro da margem de erro de 4%, o candidato republicano poderia cair a 46% e atingir 54%; o democrata varia de 39% a 47% e o peemedebista oscila entre 3% e 11%, na margem superior.

Rejeição - O índice de rejeição subiu para o candidato Júlio Campos, que passou de 31% a 32%. Murilo Domingos aparece em 2º lugar com 25%. Antes, ele tinha 23%. Nico perdeu 1 ponto e foi de 22% para 21%. Brancos e nulos totalizam 5% e, 17%, preferiram não responder ou declararam que não sabem. Sobre a intenção de voto, dos entrevistados 74% garantiram que não vão trocar de candidato, enquanto 15% podem mudar de posição. Onze por cento surgem indecisos.

O vencedor - Apesar de Murilo ser apontado na pesquisa como o futuro prefeito de Várzea Grande, quando o Gazeta Dados pergunta "Quem ganhará as eleições?" o nome de Júlio Campos surge com 44% das citações, uma diferença de 9 pontos percentuais em relação ao atual prefeito, que obteve 35%. Nico surge com 2%. Dois por cento afirmaram que nenhum deles vencerá o pleito e 17% estão indecisos.

Perfil - Os eleitores de Murilo Domingos, conforme o Gazeta Dados, são na maioria da região do Água Vermelha (52%); 46% pertencem ao sexo masculino e têm idade acima de 45 anos (44%). Cinquenta e cinco por cento possuem curso superior e recebem (46%) acima de 10 salários mínimos. Júlio Campos tem mais votos no Jardim Glória (39%) e são mulheres (37%). Trinta e sete por cento estão na faixa etária de 16 a 24 anos e acima de 45 anos; 40% são analfabetos ou cursaram parte do ensino fundamental e ganham (38%) acima de 10 salários mínimos.

Campanha - O instituto verificou como está a avaliação da programa eleitoral em Várzea Grande. Dos 502 entrevistados, 61% responderam que já assistiram à programação, enquanto 37% afirmaram que não acompanham o horário eleitoral da TV. Dois por cento não quiseram ou não souberam responder.

O Gazeta Dados quis saber também qual é o programa mais lembrado pelos eleitores. Vale ressaltar que a pergunta foi formulada apenas para aqueles que afirmaram assistir à propaganda eleitoral. Em primeiro lugar aparece o candidato democrata. Quarenta por cento dos pesquisados lembram mais do programa de Júlio Campos. Em seguida, com dois pontos percentuais de diferença, aparece o candidato à reeleição Murilo Domingos que, para 38% dos eleitores, tem feito o programa eleitoral que mais fica na cabeça das pessoas. Na sequência os entrevistados elegeram, com 6%, a propaganda do candidato Nico Baracat como a mais lembrada. Doze por cento não quiseram responder e 3% afirmaram que não lembravam do programa de nenhum dos candidatos.

As pessoas que participaram da pesquisa responderam ainda qual o programa que elas avaliam como sendo o melhor. Para 35% delas quem tem feito a melhor propaganda de TV e rádio tem sido Júlio Campos. Com três pontos percentuais de diferença está Murilo Domingos. Trinta e dois por cento afirmam que a melhor programação é do candidato republicano. Em terceiro lugar está Nico Baracat com 4% da preferência. Vinte e cinco por cento não quiseram responder e 4% disseram que nenhum dos programas é o melhor.

Vereadores - Nos 42 bairros visitados pelo Gazeta Dados foi perguntado aos eleitores, por meio do voto espontâneo, em quem eles irão votar para vereador. Em primeiro lugar na preferência dos várzea-grandenses aparece Chico Curvo, com 4,98% das intenções de voto. O candidato Baiano Pereira é o segundo colocado com 4,38%. Empatado em terceiro lugar estão Toninho da Glória e Wanderlei Cerqueiro, com 3,78% da preferência do eleitorado.

Os pesquisados citaram os nomes de 77 candidatos, com até 0,20% das intenções de voto. (Ver lista completa na página). Quem pleiteia uma das 13 vagas da Câmara Municipal de Várzea Grande ainda tem muitos votos a conquistar, já que 28,69% dos eleitores ainda não têm candidato escolhido, enquanto 9,36% não quiseram responder. Vale ressaltar que os nomes divulgados na pesquisa são escritos conforme a citação dos entrevistados.

(Colaborou Janã Pinheiro, da Editoria Executiva)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173229/visualizar/