Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 13 de Junho de 2013 às 08:04
Por: Pollyana Araújo

    Imprimir


Pollyana Araújo/ G1
Maioria dos prédios fica na região central da capital
Maioria dos prédios fica na região central da capital
Uma das cidades que vão sediar da Copa do Mundo, Cuiabá deve contar com 189 novos prédios até 2015, como mostra levantamento feito pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais, Comerciais e Condomínios de Cuiabá e Várzea Grande (Secovi). O balanço se refere às obras iniciadas em 2010, ano em que a capital mato-grossense foi escolhida uma das 12 que irão sediar os jogos do mundial.


 
Ao todo, esses novos prédios possuem 11.030 apartamentos. O crescimento do mercado imobiliário deu um salto em 2010 após uma década praticamente parado, de acordo com o presidente da entidade, Marco Sérgio Pessoz, após investimentos feitos pela iniciativa privada aliados às facilidades de acesso ao crédito oferecidas pelos bancos. "São condições favoráveis para que os mato-grossenses conquistem a tão sonhada casa própria. Ainda existem aqueles que compram os imóveis para investir e aproveitam a valorização vivenciada pelo setor", pontuou.


 
Ele avalia que, além do anúncio da Copa na capital, parte desse avanço se deve ao aumento da renda média da população, a partir da "lei de oferta e demanda", e à desburocratização para o financiamento de imóveis. "Hoje, as pessoas estão ganhando mais e isso permite que os bancos financiem mais e ampliem o prazo de parcelamento, afirmou. Pessoz também frisou que há um grande déficit habitacional no estado, o que possibilita que as empresas da construção civil continuem apostando nesse mercado.


 
O maior número de obras foi entregue em 2011, quando foram concluídas 71 torres. No ano seguinte, foram finalizadas 31 e neste ano devem ser concluídos mais 35 novos imóveis e, em 2014 e 2015, está previsto o término de outros 38. Em 2010, foram construídos 14, segundo o estudo.


 
A maioria dos apartamentos possui entre 102 e 143,34 metros quadrados e dispõe de três dormitórios. Nessa metragem, foram construídos e ainda devem ser finalizados, porém, muitos já vendidos na planta, 54,48% imóveis. Um total de 28,47% possuem de 62 a 74 metros quadrados, enquanto 12,05%, de 143 a 232,70 metros quadrados. O restante, representado por 5%, tem entre 36,98 e 41,09 metros quadrados.


 
Conforme o levantamento, a região central de Cuiabá foi a que mais cresceu em número de prédios. Entre os bairros estão o Verdão, entorno da Arena Pantanal, onde devem ser realizados os jogos, além do Araés, Santa Helena, Quilombo, Duque de Caxias, Santa Rosa, Porto, Cidade Alta, Cidade Verde, Jardim Cuiabá e Jardim Mariana. De acordo com o presidente do Sindicato, além da região central, muitos prédios foram construídos nas proximidades dos shoppings da capital.


 
Outros fatores determinantes para o crescimento do setor imobiliário, a partir de 2010, foram a baixa taxa de desemprego e a redução da taxa de juros. "Essa combinação de fatores permitiu que a prestação coubesse no bolso do consumidor interessado em adquirir a casa própria ou trocar seu imóvel por outro maior", analisou trecho do estudo.
O estudo aponta que a construção civil ainda deve continuar a crescer em Mato Grosso. No entanto, alerta para a necessidade de avançar ainda mais na melhoria dos processos burocráticos, inovação tecnológica e qualificação da mão de obra. Isso contribuiria, de acordo com a entidade, com a maior agilidade no andamento das obras.




Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/17335/visualizar/