Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 08 de Agosto de 2008 às 10:47
Por: Fabíola Tormes

    Imprimir


O Município de Tangará da Serra, juntamente com a Associação Mato-grossense de Proteção e Recuperação Ambiental (Ampara), Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Smama), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) realizam nos próximos dias 21 e 22 de agosto, no Centro Cultural, o I Seminário de Desenvolvimento Sustentável do Cerrado.

Com ênfase para sustentabilidade e responsabilidade sócio-ambiental, o seminário é voltado para universitários, sociedade civil organizada, clubes de serviço, produtores rurais, agricultores familiares, pequenos produtores e sociedade em geral. “O objetivo do seminário é trabalhar a educação ambiental”, comentou o presidente da Ampara e organizador do evento, Jadilson Reis.

Dentro da programação estão palestras e oficinas, sendo que no dia 21 serão realizadas palestras com a coordenadora Nacional da Agenda 21, Carla Mattos, que tratará sobre “A Agenda 21 Local”; com o coordenador do Núcleo de Participação Social e Economia Solidária de Tangará da Serra, sociólogo Juliano Borges, que falará sobre “Economia Solidária: Desafios e realidades”; com o presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócio-Ambiental Alto do Rio Paraguai, Israel Antunes Marques, que falará sobre “Sustentabilidade nos consórcios econômicos e sócio-ambientais”; com a diretora do Programa Pantanal do Ministério do Meio Ambiente, professora Solange Ikeda Castrillon, que tratará sobre o tema “Recuperação de Bacias que fazem parte do Pantanal”; e ainda palestra com a assessora técnica do Projeto Agricultura Sustentável, engenheira agrônoma Epifânia Rita Vuaden, que falará sobre “Agricultura Sustentável nos assentamentos rurais”.

Já no dia 22 de agosto, serão realizadas duas palestras e quatro oficinas. As palestras serão ministradas pela promotora de Justiça e Curadora do Meio Ambiente no Estado de Mato Grosso, Ana Luiza Peterline, falando sobre “O papel do Ministério Público na defesa do Meio Ambiente” e com o promotor de Justiça da Bahia, Heron Santana, falando sobre “Pecuária e o desenvolvimento sustentável”.

As oficinas tratarão sobre “Passo a passo da Agenda 21 Local”, “Coletivo Jovem para o Meio Ambiente”, “Exploração Sustentável das reservas nas pequenas propriedades ruais” e “Legislações Ambientais”.

Os interessados em participar do seminário já podem inscrever-se a partir de segunda-feira, 11, gratuitamente, na Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) ou na Unemat. Aos participantes será emitido certificado de 20 horas.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175109/visualizar/