Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 07 de Agosto de 2008 às 20:03

    Imprimir


A UE (União Européia) e a ONU (Organização das Nações Unidas) concordaram em juntar seus sistemas de registro de emissões de dióxido de carbono antes do final do ano, informou a Comissão Européia, braço executivo da UE, em comunicado.

Até agora, UE e ONU registravam os direitos e créditos de emissão de carbono das empresas com dois sistemas independentes, o Registro Independente de Transações da Comunidade (CITL) e o Registro Internacional de Transações (ITL).

Os países que se comprometeram a reduzir suas emissões em virtude do Protocolo de Kyoto estão autorizados a iniciar projetos de redução das emissões em países em desenvolvimento.

Créditos

Segundo a comissão, estes projetos geram "créditos vendíveis de reduções certificadas de emissões". Cada um equivale a uma tonelada de dióxido de carbono e podem ser utilizados para compensar os níveis de emissão.

A novidade gerada pela conexão dos dois registros é facilitar a transferência de unidades de redução às empresas que decidam investir em países em desenvolvimento como método para diminuir suas emissões.

Segundo o comissário do Meio Ambiente da UE, Stavros Dimas, "a conexão do registro de créditos de carbono da ONU consolidará ainda mais a liderança da Europa no mercado mundial de carbono".

Para efetuar a conexão serão suspensas todas as operações de registro durante um período máximo de sete dias.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175163/visualizar/