Reunião de planejamento estratégico com produtores de soja de Diamantino
Com o objetivo de identificar as carências existentes ao produtor de soja a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso) realizou no Sindicato Rural de Diamantino uma reunião onde se discutiu políticas agrícolas, logísticas de escoamento e agro químicos e fertilizantes. O gerente de planejamento Cid Sanches e o consultor técnico João Martins conduziram a reunião que de forma descontraída e interativa conduziram os trabalhos.
Os produtores de Diamantino depois de discutirem os temas colocaram como prioridade local no item política agrícola a preocupação com a criação de uma política de renda mínima, assim como a garantia de preço mínimo e a conscientização da população urbana a respeito da importância do produtor rural para a sociedade. No tema agro químicos e fertilizantes destacaram a falta de incentivo do governo para exploração de jazidas que contêm matérias-primas para produção de fertilizantes, como alternativa para acelerar a fabricação dos insumos no Brasil e assim reduzir os preços além de investimento em pesquisa em orgãos governamentais. Sobre logistica e escoamento os produtores apontaram a ferrovia como solução, mas a curto prazo o subsídio do Diesel e a duplicação da BR-364.
O representante do Sindicato Rural Zé Gazzeta agradeceu a presença dos produtores e elogiou o trabalho da Aprosoja, enfatizou a necessidade de entidades representativas em busca de melhorias para o setor.
Aprosoja
A Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) tem por finalidade principal congregar os produtores de soja do Estado, a fim de incentivar a produção e o consumo de soja e derivados, dentro de conceitos que induzam à qualidade, produtividade e sustentabilidade dessa cultura, com respeito à legislação vigente e em harmonia com o meio ambiente. Alem de estimular a criação de mecanismos de aquisição e importação de insumos, bem como de comercialização e exportação da produção; orientar e apoiar seus associados em todas as fases da atividade; defender os interesses específicos dos produtores de soja associados, junto a entidades públicas e ou privadas, em harmonia com o Sistema Sindical Rural; celebrar convênios, contratos e acordos com entidades públicas ou privadas, participar de entidades em todos os níveis que representem os interesses dos produtores de soja.
Comentários