Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 07 de Agosto de 2008 às 11:44

    Imprimir


Um problema em Sorriso afeta parte da população da região norte do estado que depende do atendimento da rede pública de saúde. Oito leitos UTI do Hospital Regional estão parados por falta de médico.

Os leitos estão vazios e os equipamentos desmontados. Situação da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Sorriso, inaugurado há menos de um ano. A UTI parou de funcionar depois que o médico responsável morreu.

UTI está fechada

A direção do hospital decidiu fechar a UTI até que um novo médico intensivista seja contratado. Mas para que a unidade volte a funcionar, com toda a segurança, será necessária a contratação de outros três especialistas. "Os profissionais que atuam na cidade têm outras atividades nas clínicas, hospital, ambulatório, e a carga horária de todos já está extrapolada. Então nós necessitaríamos de no mínimo mais três profissionais só para esta unidade. Não necessariamente os três intensivistas, podia ser um clínico, neurologista, cardiologista...Profissionais que tenham condição de atender pacientes graves", disse a diretora geral do hospital, Rejane Potrick.

Salário não atrativo

Esta dificuldade em encontrar um especialista está relacionada também ao salário. Segundo a diretora geral, muitos profissionais não querem ir para o interior de Mato Grosso por causa do valor pago no fim do mês, o que corresponde a pouco mais de R$ 8 mil para trabalhar 40 horas semanais.

A falta de médico não afeta apenas a UTI. O Hospital Regional atende cerca de 200 pacientes por dia. Quarenta e seis médicos se revezam no ambulatório e plantões. Dezoito vagas estão à espera de especialistas.

Resposta Secretaria

A Secretaria Estadual de Saúde informou que está buscando alternativas para conseguir contratar um médico especialista em UTI, dentro ou fora de Mato Grosso. De acordo com a assessoria de imprensa, a Secretaria de Saúde vai apurar os fatos que levaram a diretora do hospital a decidir, de forma unilateral, fechar a UTI. Segundo a Secretaria, há um médico capacitado para assumir temporariamente os trabalhos na unidade de terapis intensiva.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175227/visualizar/