Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 07 de Agosto de 2008 às 11:08

    Imprimir


O belga Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), disse, nesta quinta-feira, em Pequim, que o fato de o meia brasileiro Ronaldinho, do Milan, jogar a Olimpíada "de graça" é o maior exemplo para o mundo futebol.

"Se Messi e Ronaldinho, que são provavelmente dois dos melhores jogadores do mundo, vêm a Pequim sem cobrar nada, apenas para vivenciar a paixão pelos Jogos, seus clubes deveriam permitir que eles participassem", afirmou Rogge.

O belga se mostrou irritado com a decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS, em francês) de decidir a favor dos clubes Werder Bremen e Schalke 04, que requisitaram Diego e Rafinha, respectivamente, de volta.

O mesmo foi aplicado ao litígio entre o Barcelona e a Associação de Futebol Argentino (AFA), relativo à liberação do meia-atacante Lionel Messi. O clube espanhol, no entanto, mesmo antes da decisão do TAS e contra sua vontade, já havia acatado o pedido da Fifa de liberar o atleta.

As equipes do torneio olímpico são formadas por atletas abaixo de 23 anos de idade. Existe uma cláusula de que três jogadores por equipe podem estar acima deste limite. No entanto, a participação desses jogadores depende da liberação de seus clubes.

Como neste ano, pela primeira vez, atletas também abaixo de 23 anos encontraram problemas de liberação, a Fifa, entidade que organização o futebol mundial, e o COI, vão rediscutir as regras para Londres 2012 e Olimpíadas futuras.

"Para Pequim, faço um pedido aos clubes para que deixem seus atletas disputarem os Jogos. Depois disso, conversarei com Joseph Blatter, mas a solução é muito fácil: basta que a Fifa inclua o torneio olímpico em seu calendário oficial", disse o presidente do COI.

Apesar da decisão do TAS, Diego e Rafinha já jogaram pela Seleção Brasileira e não devem retornar aos seus clubes, que exigiram apenas um pagamento do seguro por parte das confederações nacionais. Messi também já entrou em campo com a seleção argentina.

Com informações da EFE





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175230/visualizar/