Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 06 de Agosto de 2008 às 09:27
Por: Theodora Malacrida

    Imprimir


Para a realização das eleições municipais de 5 de outubro será necessária a convocação de 1.660.796 mesários, em todo o Brasil, que vão trabalhar nas 400.303 seções de votação. De acordo com o Código Eleitoral, os juízes eleitorais precisam nomear esses mesários até hoje, 6.

Em Tangará da Serra, o projeto Mesário Voluntário teve apenas 24% de aceitação entre os universitários. Sendo assim, segundo a chefe de Cartório Eleitoral, Ângela Queiroz, dos 558 que foram chamados, apenas 137 aceitaram, sendo convocados os mesários pelo método antigo. “É uma pena que nem a metade dos universitários aceitaram, espero que nas próximas eleições despertem nos alunos a consciência cívica”, lamentou Ângela.

Contudo, 421 pessoas estarão sendo convocadas até hoje. De acordo com Ângela, o edital com os nomes dos convocados já estão afixados no mural do Cartório Eleitoral. A intimação para trabalhar no dia da eleição tem de ser publicada em jornal oficial. Onde não há o jornal, a nomeação será divulgada no cartório eleitoral. Todos os convocados passarão por treinamento preparatório.

Legislação - De acordo com a Lei 4.737/65, que institui o Código Eleitoral, o mesário convocado que não comparecer no local, em dia e hora determinados para a realização da eleição e que não apresentar justa causa ao juiz eleitoral em até 30 dias, estará sujeito a multa de meio a um salário mínimo vigente na zona eleitoral.

Caso o mesário seja servidor público, a pena é de 15 dias de suspensão, sem recebimento de remuneração. As penas previstas são aplicadas em dobro se a mesa receptora deixar de funcionar por culpa dos faltosos.

Quem, ao ser informado sobre a convocação, não puder exercer o trabalho de mesário por algum motivo que considere justo, deve apresentar a justificativa ao juiz eleitoral responsável em até cinco dias a contar da nomeação, salvo se os motivos surgirem depois desse prazo.

O serviço prestado pelo mesário não é remunerado. O convocado receberá um auxílio-alimentação e terá direito a dois dias de folga em seu trabalho, seja público ou privado, para cada dia trabalhado.

Não podem ser mesários os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau inclusive, e também o cônjuge; os membros de diretórios de partidos políticos, caso exerçam função executiva; as autoridades e agentes policiais; bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo.

Além disso, também estão impedidos de serem mesários os que fazem parte da Justiça Eleitoral e os eleitores menores de 18 anos.

Outra restrição se refere à composição de uma mesa receptora. Não podem ser nomeados para compor uma mesma mesa os servidores que trabalhem na mesma repartição pública ou empresa privada e os que tenham entre si parentesco em qualquer grau.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175309/visualizar/