Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 02 de Agosto de 2008 às 15:08

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado que a crise internacional dos alimentos é um desafio "positivo" para o país. "Se essa crise dos alimentos é um problema para alguns, para nós é uma oportunidade extraordinária", disse ele, em discurso durante a posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo).

Economistas atribuem a alta da inflação global ao encarecimento das commodities agrícolas em todo o planeta, bem com à disparada das cotações do barril de petróleo. A alta dos preços internacionais dos alimentos teve impacto inclusive sobre a inflação brasileira, que ameaça romper a meta estabelecida pelo governo para este ano e 2009.

Em seu discurso, o presidente afirmou que, para combater a alta dos preços, elevar a produção será a principal arma. A meta, segundo ele, é dobrar a produção da agricultura familiar até 2010.

"A palavra de ordem deste governo para combater a inflação e a crise americana é aumentar os investimentos em produção", acrescentou.

O presidente Lula admitiu que o país vive um "clima preocupante" por causa da crise econômica dos EUA, mas afirmou que o Brasil está mais preparado para enfrentar o problema. "Há 8 anos, se os Estados Unidos espirrasse, nós pegaríamos uma pneumonia", disse ele.

Após o fracasso da Rodada Doha, Lula poupou os organismos internacionais de críticas. "No G-8 [reunião dos países mais desenvolvidos do mundo], ninguém falou da crise americana. Ah, se fosse o Brasil, a Bolívia, a Venezuela e a Argentina...estava todo mundo dando palpite, dizendo que o fazer", disse ele.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175571/visualizar/