Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 01 de Agosto de 2008 às 09:18

    Imprimir


De acordo com a Chefe do Cartório da 19ª Zona Eleitoral do Mato Grosso, Ângela Aparecida Gabana de Queiroz,, 508 urnas estão guardadas em Tangará da Serra, devido o município ser pólo de armazenamento de urnas eletrônicas das cidades de Campo Novo do Parecis, Barra do Bugres, Sapezal, Brasnorte e Tangará. “Nesta semana foi realizada a manutenção dessas 508 urnas eletrônicas que estão em Tangará, onde os técnicos detectaram defeito em 92 dessas urnas”, explicou, ressaltando que as urnas com defeito serão encaminhadas para conserto. “Logo depois das eleições do dia 5 de outubro as urnas serão encaminhadas para o centro de armazenamento estadual, em Cuiabá, na Casa da Democracia, anexo ao Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso, não mais existindo os pólos de armazenamento”, completou.

No Brasil, para as eleições municipais deste ano serão utilizadas 480 mil urnas eletrônicas. São 47.370 equipamentos a mais que no pleito de 2006. Em comparação com as eleições municipais de 2004, quando foram utilizadas 407 mil urnas, o número aumentou mais de 15%.

De acordo com o secretário de tecnologia da informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino, o aumento na quantidade de equipamentos utilizados se deve principalmente ao crescimento do eleitorado. “O que interfere na quantidade de urnas usadas é o número de seções eleitorais, que acompanha o aumento da população”, explica.

Além das urnas que serão utilizadas nas mais de 400.303 seções de votação, o TSE reserva quase 80 mil equipamentos para substituição em caso de problema. As seções eleitorais estão distribuídas em 93.906 locais de votação, que contam com mais de dois milhões de mesários para organizar o pleito. Além disso, aproximadamente de 15 mil técnicos da área de tecnologia da informação estão envolvidos na logística das eleições.

Neste ano serão realizadas eleições em 5.563 municípios e mais de 128 milhões de eleitores estão aptos para votar.





Fonte: Diário da Serra/Barra do Bugres News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175704/visualizar/