Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 31 de Julho de 2008 às 14:41
Por: Raphael Prado

    Imprimir


Secretário-executivo do ministério da Cultura desde o início do primeiro mandato do presidente Lula, o sociólogo e ambientalista João Luiz Silva Ferreira, o Juca Ferreira, assume como titular da pasta com a saída de Gilberto Gil. Temporariamente interino, Juca confirma nesta entrevista exclusiva a Terra Magazine que será empossado assim que o presidente voltar da cerimônia de abertura dos Jogos de Pequim, marcada para o próximo dia 8.

Baiano de Salvador, Ferreira passou 9 anos exilado no Chile, na França e na Suécia, durante o regime militar. Ele é filiado ao Partido Verde (PV), foi Secretário de Meio Ambiente da prefeitura soteropolitana e assessor da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Nesta conversa com Terra Magazine, o futuro ministro da Cultura reconhece o trabalho de Gilberto Gil à frente do ministério. Juca Ferreira já substituiu interinamente o cantor em outras oportunidades, cobrindo férias ou viagens de Gil durante turnês.

Para Ferreira, o maior legado de Gil foi a "grandeza" dada à área cultural. Ele promete dar continuidade ao "projeto de construção de uma política pública de cultura no Brasil". Seu maior desafio será repensar a principal fonte de captação de recursos culturais no País, a Lei Rouanet.

- O primeiro diálogo que quero fazer, primeiro com os artistas, sem intermediários, e com a imprensa, com a opinião pública, com os produtores culturais, investidores, é justamente sobre a lei Rouanet.

Leia os principais trechos da entrevista, em que o ministro fala ainda dos pontos a avançar na área cultural do País.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175770/visualizar/