Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 31 de Julho de 2008 às 14:20
Por: Sérgio Luiz Fernandes

    Imprimir


No início deste mês a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promove o evento “Dia 11 de Agosto: Por uma Educação Nota 10”. Nesta data, as escolas devem proceder como se fosse um dia letivo normal, sem dispensas da presença de alunos, professores e demais funcionários. As escolas, porém, podem direcionar as atividades para a discussão de propostas da melhoria do ensino, com estratégias, para isso, de sua livre escolha. O alerta é que essa autonomia não seja utilizada apenas para eventos “festivos”, que desviem o foco dos debates: as propostas da escola para os problemas identificados.

Para subsidiar as discussões, as escolas têm como opção baixar o material de apoio na internet. Existem links para isso em matérias já divulgadas sobre o tema no site da Seduc. Também pode ser buscado o auxílio nas Assessorias Pedagógicas e nos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros).

Os debates sobre a qualidade de ensino serão realizados nos três períodos de funcionamento da escola: manhã, tarde e noite. Não há um modelo de como a mobilização e realização do evento devem ocorrer. Tanto pode ser feito um único evento coletivo, como reuniões segmentadas, por tema. Mas, nesse caso, o ideal é que haja um rodízio dos alunos pelas salas, para que todos participem dos debates.

Para que a reunião tenha o interesse dos pais e alunos, a escola pode centrar as discussões sobre a situação da própria unidade escolar, conforme os indicadores feitos pelo MEC: a Prova Brasil, que vem sendo aplicada desde 2005 e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A Prova Brasil produz informações sobre o ensino, oferecido por município e escola. O Saeb é uma avaliação bienal de proficiência do aluno em matemática e língua portuguesa. Já o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o resultado do cruzamento de informações da Prova Brasil com Saeb. Nas escolas em que só é oferecido o Ensino Médio, o ponto de partida para os debates podem ser os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Estão sendo convidadas à mobilização todas as escolas estaduais e municipais de Mato grosso.





Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175773/visualizar/