Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 31 de Julho de 2008 às 10:36

    Imprimir


A reunião realizada na tarde de quarta-feira (30/07), na sede do TRE, com os representantes do Ministério Público Eleitoral, das Polícias Federal, Militar e Civil, e com o secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Diórgenes Curado, foi considerada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Leônidas Monteiro, o marco inicial do trabalho integrado das instituições responsáveis pela lisura e segurança das eleições municipais. Para Leônidas, "A Justiça Eleitoral de Mato Grosso conseguiu unir as forças policiais a fim de evitar investigações paralelas. A partir de agora, as instituições passarão a atuar de forma harmônica".

Na reunião, também foi definida a estratégia de capacitação dos agentes policiais. No dia 14 de agosto, será realizado na Escola Judiciária Eleitoral um treinamento com os multiplicadores de cada instituição. "Após o treinamento e a replicação do conhecimento adquirido, todos os agentes policiais estarão aptos a distinguir a diferença entre infração e crime eleitoral, por exemplo", comentou Agamenon Moreno, juiz auxiliar da presidência que dirigiu a reunião.

O promotor eleitoral Marcos Machado, que participou da reunião juntamente com o procurador regional eleitoral, Gustavo Nogami, repassou aos representantes das polícias as estratégias utilizadas pelo Ministério Público Eleitoral na apuração de atos ilegais praticados por candidatos, como a compra de votos. O Ministério Público Eleitoral possui um acordo de cooperação com a SEJUSP, que disponibiliza um grupo de agentes e delegados que vão auxiliar os promotores eleitorais de Cuiabá e de Várzea Grande.

Também foram definas as estratégias de ação para os chamados "cadeiões", espaços reservados para os eleitores flagrados cometendo atos ilícitos no dia da eleição. O TRE designará juízes auxiliares para agilizar os procedimentos de autuação de infrações. "Os magistrados poderão, inclusive, realizar audiências com os detidos horas depois da prisão", comentou Agamenon.

Em nome da Polícia Federal, participaram os delegados Alexandre Custódio e Erik Blatt. O diretor-geral do TRE, Mauro Diogo, também acompanhou a reunião.A policia militar será representada durante todo período eleitoral pelo tenente-coronel Ribeiro Leite.





Fonte: TRE-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175798/visualizar/