Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 26 de Junho de 2008 às 16:58

    Imprimir


A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara aprovou projeto de lei (2377/07) que visa incluir entre as condições para obter recursos da "Timemania" a participação dos clubes em campeonatos femininos. A proposta é do deputado Victório Galli (PMDB-MT), primeiro-suplente do deputado Carlos Bezerra, que assumiu a cadeira por quatro meses no ano passado.

O projeto altera a Lei 11.345/06 (Lei da Timemania) e estabelece que em todos os tipos de concursos da Timemania, ao menos 30% dos jogos de cada rateio serão referentes a competições femininas, sendo que o mesmo percentual deverá ser aplicado nas equipes femininas.

Em seu voto favorável, sem emenda, a relatora, deputada Sueli Vidigal (PDT-ES) ressalta que a proposição pode abrir caminho para a formulação de políticas específicas de fomento ao esporte feminino, como ocorre em alguns países, a exemplo da França.

"A abertura às mulheres, da prática do esporte que constitui a grande paixão nacional constitui alternativa de lazer e de formação de valores para as crianças e adolescentes do sexo feminino", observou a relatora.

Segundo Sueli Vidigal, sem recursos ou infra-estrutura comparável ao futebol masculino, as "meninas" do Brasil obtiveram resultados importantes como a conquista de um Pan e um vice-campeonato mundial. "A formação de equipes de base pelos clubes pode impulsionar a prática. Nada mais adequado que a "Timemania" contribua para este esforço, conforme propõe o deputado Victório Galli", afirmou.

Na justificativa do seu projeto, Victório Galli argumenta que o esporte, em geral, se constitui numa atividade extremamente associada ao processo educativo. "Traz benefícios às comunidades e, nesse contexto, é previsível o seu alcance social".

Para o deputado Victório, o incentivo ao futebol feminimo se confirmará como uma grande alternativa para afastar crianças e adolescentes do mundo das drogas, da prostituição e da criminalidade. No exercício do mandato, o deputado ocupou a tribuna para pedir apoio ao seu projeto.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177881/visualizar/