Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Junho de 2013 às 17:07

    Imprimir


Representando 13 municípios (Diamantino, Alto Paraguai, Nortelândia, Arenápolis, Denise, Santo Afonso, Nova Marilândia, Barra do Bugres, Porto Estrela, Nova Olímpia, Tangará da Serra, São José do Rio Claro e Campo Novo dos Parecis, Sapezal e Nova Maringá) da Bacia do Alto Rio Paraguai, o presidente do Consórcio Intermunicipal Econômico, Social, Ambiental e Turístico, e prefeito de Nova Marilândia Wener Santos esteve em audiência na tarde desta terça-feira (04.06) numa audiência como o Ministro da Pesca, o Senador licenciado Marcelo Crivela para tratar sobre a instalação do que deve se transformar no maior projeto de piscicultura do Brasil. 


 
O representante dos prefeitos da região foi ao encontro acompanhado pelo prefeito de Alto Paraguai Adair Alves e empresários do setor, que já desenvolvem o projeto na cidade. 


 
No inicio do ano, os prefeitos de Diamantino Juviano Lincoln, Adair Alves de Alto Paraguai, o ex-prefeito de Diamantino Chico Mendes e o Presidente da Confederação Nacional dos Municípios Paulo Zilkoski e Neurilan Fraga de Nortelândia, estiveram com o Marcelo Crivela, quando demonstraram a necessidade de um amplo projeto na cadeia da piscicultura como alternativa econômica regional. Naquela oportunidade reivindicaram ao ministério a importância de mais infraestrutura na região para o setor de piscicultura, a fim de ampliar a cadeia produtiva do peixe e gerar mais empregos, tornando a região um grande polo da piscicultura no Estado de Mato Grosso.
 
 
 
O grande volume de tanques foi um dos fatores que levaram os executivos municipais a buscarem o ministério. Só no município de Diamantino existem aproximadamente 250 tanques de peixes. Um dos objetivos dos prefeitos o Governo Federal trabalhe para que exista um frigorífico de peixes na região. O empreendimento poderá atender a produção já existente e ampliá-la. O com isso será possível trabalhar também com exportação.
 
 
 
O prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga, pediu apoio ao ministro Crivella para criação de uma fábrica de ração para peixes, um laboratório para criação de alevinos, além de capacitação aos produtores rurais para atuarem de forma decisiva e sólida nesta cadeia produtiva. O foco do encontro foi na inclusão produtiva dos agricultores, visando o combate à pobreza, aumentando a rentabilidade dos proprietários rurais, bem como diversificar a economia no campo. A estrutura logística será instalada no município de Nortelândia que sediará o projeto. 


 
Na reunião desta terça-feira em Brasília, Marcelo Crivela elogiou o trabalho desenvolvido em Alto Paraguai, e assegurou a liberação dos recursos para fomentar a cadeia através do Consórcio de Desenvolvimento da Bacia do Alto Rio Paraguai. 


 
O presidente da entidade Wener Santos, saiu entusiasmado do encontro, e se diz convicto de que haverá uma grande expansão da cadeia em nível regional e estadual. Para ele, o projeto irá fortalecer a cadeia produtiva da piscicultura, gerando renda e empregos nos municípios envolvidos.
 
 
“Não tenho dúvida de que será uma nova vertente econômica que contribuirá sobremaneira para alavancar nossa economia regional, principalmente das cidades que estarão diretamente envolvida no processo” salientou Santos. 


 
O também prefeito de Nova Marilândia aproveitou a oportunidade e manteve audiências com os deputados federais Homero Pereira, Wellingtons Fagundes e Carlos Bezerra, e os senadores Blairo Maggi e Gim Argello reivindicando recursos para o seu município. 
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/18046/visualizar/