Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 10 de Maio de 2008 às 17:28
Por: Tania Rauber

    Imprimir


Novas sugestões de prefeitos de toda a região, que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental Alto Teles Pires, foram inseridas no projeto do pacto que visa a regularização dos passivos ambientais nos municípios.

Segundo o secretário-executivo Paulo Roberto Ferreira, a partir de agora o documento será finalizado e assinado no dia 3 de junho, em Lucas do Rio Verde, por todos os prefeitos. "Vamos acrescentar as sugestões de todos os municípios, pois possuem suas particularidades", enfatizou.

O objetivo do consórcio é obter o apoio do Governo do Estado, principalmente na questão financeira. As propostas foram apresentadas aos secretários Neldo Egon, de Desenvolvido Rural, e Pedro Nadaf, de Indústria e Comércio. "O Estado ainda não deu parecer, mas independente do apoio ou não, vamos firmar o pacto e desenvolvê-lo", acrescentou Ferreira.

Pelo pacto, o consórcio será responsável pelo levantamento dos passivos nos municípios e vai atuar, juntamente com os produtores, na regularização das áreas. Após esse processo, os projetos são encaminhados para a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) que referenda a regularidade das propriedades e emite a licença ambiental.

Com a regularização, as propriedades da região passarão a ter uma espécie de 'selo verde', garantindo acesso livre aos mercados mundiais de comercialização (sem restrições) aos produtos de origem animal e vegetal. Um projeto modelo já vem sendo desenvolvido em Lucas do Rio Verde.

Participaram das discussões os prefeitos Adriano Pivetta de Nova Mutum (também presidente do consórcio); Nilson Leitão de Sinop; Marino Franz, de Lucas do Rio Verde; Dilceu Rossato, de Sorriso; Altamir Kurten, de Cláudia; Manuel Messias Sales, de Feliz Natal; José Nilton dos Santos, de Vera; e outros, além de senadores, deputados e outras autoridades.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/180917/visualizar/