Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 10 de Maio de 2008 às 15:50
Por: Tayane Campanholi

    Imprimir


O encontro foi realizado em Brasília-DF, de 27 a 30 de abril, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, tendo um canal direto com o governo federal e sociedade civil. Recebeu 2.600 jovens das diversas e diferentes regiões do Brasil. Cada um trouxe consigo riquíssimas propostas que já vinham sendo construídas em outras conferências regionais, municipais, estaduais e livres, mobilizando com esse processo cerca de 400 mil jovens nas etapas anteriores.

A equipe de Mato Grosso teve 22 delegados como representante nesta conferência. Como representante do estado, mas também de São José do Rio Claro, defendi propostas de educação, segurança, cidadania e liberdade democrática e defendemos propostas para a juventude do campo.

Ocorreram ainda nesse evento os grupos de trabalho, tendo 22 prioridades incluindo os seguintes temas: Ensino Superior, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Básica, Trabalho, Cultura, Sexualidade e Saúde, Meio Ambiente, Política e Participação, Tempo Livre e Lazer, Esporte, Segurança, Drogas, Comunicação e Inclusão Digital, Cidades, Família, Povos e Comunidades Tradicionais, Jovens Negros e Negras, Cidadania GLBT (diversidade sexual), Jovens Mulheres, Jovens com Deficiência, Fortalecimento Institucional da Política Nacional de Juventude e Juventude do Campo.

Os participantes foram divididos em 23 grupos de trabalho que discutiram as propostas e apresentaram as 22 prioridades para a Política Nacional de Juventude. No último dia uma comissão de 60 jovens foi à Câmara dos Deputados entregar um abaixo-assinado, com 1.800 assinaturas de delegados da conferência para a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC 138), que insere o termo “juventude” no texto da Constituição Federal, no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais.

No início da Plenária Final os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a Convenção Ibero-Americana dos Direitos dos Jovens, um documento com força de tratado internacional, que estabelece os direitos da juventude. Trata-se de um documento inédito, que foi ratificado pelo Brasil, mas exige a aprovação do Congresso Nacional.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/180926/visualizar/