Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 08 de Maio de 2008 às 02:41
Por: Marcy Monteiro Neto

    Imprimir


Está em tramitação no Senado o projeto de lei número 177 que trata da alteração dos fusos horários de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A mudança poderá deixar os dois estados com o fuso horário semelhante ao oficial do Brasil. A justificativa é de que o fuso horário brasileiro é 'um obstáculo à maior integração do espaço econômico nacional", causando prejuízos às atividades dos Estados localizados mais a oeste do país.

A TV Centro América exibiu esta semana uma reportagem que tratava da possível mudança do horário. Os parlamentares se mobilizaram para que o assunto avançasse. A questão foi discutida entre o presidente da Assembléia Legislativa, Sérgio Ricardo, e o senador Jaime Campos (DEM-MT), que encaminhou o projeto nesta quarta. Caso a mudança ocorra, os dois estados passarão a adotar o fuso horário de Greenwich menos três horas, ao contrário do atual, de menos quatro horas.

Essa alteração já havia sido proposta em 1991 pelo então ex-senador Júlio Campos. Naquela época, a intenção era de que o Brasil tivesse apenas dois fusos, sendo um para todo o território continental (menos três horas em relação a Greenwich) e outro para Fernando de Noronha (menos duas horas).

Ainda na justificativa, os parlamentares afirmam que um ponto de particular importância é a dificuldade de viabilização de negócios sujeitos a horários específicos nas demais com ênfase no sudeste, como as operações do mercado financeiro. Quando se encerram os pregões da bolsa valores de São Paulo, ou quando são fechadas as instituições bancárias, Cuiabá e Campo Grande perdem uma hora de que poderiam dispor para amadurecer decisões ou viabilizar importantes participações em operações dessa natureza.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/181050/visualizar/