Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 01 de Fevereiro de 2008 às 10:49

    Imprimir


Para tirar do papel uma das principais medidas de combate ao desmatamento -o corte do crédito público com juros subsidiados a atividades econômicas associadas à devastação da Amazônia-, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou dirigentes de bancos públicos para uma reunião no Palácio do Planalto, segundo informou o jornal Folha de S. Paulo hoje. O encontro está marcado para a segunda-feira depois do Carnaval.

O mais recente dado disponível no Banco Central indica a concessão de meio bilhão de reais em financiamentos a pecuaristas e agricultores apenas em 2006 nos 36 municípios que mais desmatam a Amazônia, -- sendo 19 em Mato Grosso -- , conforme levantamento feito pelo jornal. A ONG Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) estimou em quase R$ 2 bilhões os empréstimos concedidos entre o início do governo Lula e outubro de 2007 a pecuaristas na região amazônica.

As instituições responsáveis pelo maior volume de crédito são o Banco do Brasil, o Banco da Amazônia e o BNDES. Apesar de uma norma antiga exigir que empresas que contraem empréstimo estejam em dia com o cumprimento de leis ambientais do país, a regra não é cumprida.

"É um volume significativo de dinheiro que não pode ser colocado à disposição sem critérios ambientais, precisamos viabilizar a decisão de que os bancos públicos não financiem mais atividades que patrocinem o desmatamento ilegal", disse a ministra Marina Silva (Meio Ambiente).

A medida, prevista em decreto presidencial editado em dezembro, depende da divulgação da lista de propriedades embargadas por desmatamento ilegal. O decreto de Lula também prevê a punição de quem comprar produtos de propriedades embargadas. Ontem, o governador Blairo Maggi (PR) avaliou que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) não tem capacidade técnica para cumprir o decreto.





Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/187920/visualizar/