Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 24 de Janeiro de 2008 às 16:44

    Imprimir


O governo federal informou hoje que 36 municípios, das 603 cidades que fazem parte do bioma amazônico, são responsáveis por 50% do desmatamento da Amazônia. No Estado de Mato Grosso são 19 municípios, no Pará, 12, em Rondônia, 4 cidades, e no Amazonas, 1.

O estado também conta com o primeiro colocado da lista: Alta Floresta, seguida da paraense Altamira. Ainda na região Centro-Oeste, as cidades de Aripuanã, Brasnorte, Colniza, Confresa e Cotriguaçu estão entre os 10 maiores registros de desmatamento.

Segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, os municípios citados são responsáveis historicamente por cerca de 50% do desmatamento total da Amazônia.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, será publicada uma portaria no Diário Oficial da União, provavelmente amanhã, que proibirá qualquer autorização de desmatamento por agentes públicos nesses municípios, até que o proprietário faça o cadastramento e demonstre que a situação está legal.

"O presidente Lula pediu que fizéssemos uma reunião com os governadores (desses Estados) e prefeitos desses municípios", disse hoje a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas espaciais (Inpe), Gilberto Câmara, disse hoje que a estimativa baseada no Sistema Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Inpe, aponta que o desmatamento na Amazônia pode ter atingido 7 mil km2. A maior parte dos desmatamentos se concentra nos estados de Mato Grosso (53,7%), Pará (17,8%) e Rondônia (16%).

Os novos desmatamentos detectados pelo Deter entre agosto e dezembro de 2007 somaram 3.235 km2. Nos anos recentes, a área mapeada pelo Deter representou entre 40% a 60% do que é registrado pelo Prodes, nosso sistema que faz o cálculo anual detalhado da área desmatada. Deste modo, o Inpe considera que entre agosto e dezembro de 2007 o desmatamento é da ordem de 7 000 km2, com uma variação para mais ou para menos de 1.400 km2¿, disse hoje Dalton de Morrison Valeriano, coordenador do Programa Amazônia do Inpe, que opera os sistemas Prodes e Deter.

Confira a lista dos municípios que são responsáveis por 50% do desmatamento na Amazônia:

Alta Floresta (MT)

Altamira (PA)

Aripuanã (MT)

Brasil Novo (PA)

Brasnorte (MT)

Colniza (MT)

Confresa (MT)

Cotriguaçu (MT)

Cumaru do Norte (PA)

Dom Eliseu (PA)

Gaúcha do Norte (MT)

Juara (MT)

Juína (MT)

Lábrea (AM)

Machadinho DOeste (RO)

Marcelândia (MT)

Nova Bandeirantes (MT)

Nova Mamoré (RO)

Nova Maringá (MT)

Nova Ubiratã (MT)

Novo Progresso (PA)

Novo Repartimento (PA)

Paragominas (PA)

Paranaíta (MT)

Peixoto Azevedo (MT)

Pimenta Bueno (RO)

Porto dos Gaúchos (MT)

Porto Velho (RO)

Querência (MT)

Rondon do Pará (PA)

Santa Maria das Barreiras (PA)

Santana do Araguaia (MT)

São Félix de Araguaia (MT)

São Félix do Xingu (PA)

Ulianópolis (PA)

Vila Rica (MT).





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/188992/visualizar/