Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 20 de Janeiro de 2008 às 17:00

    Imprimir


MADRI - Uma disputa dentro da oposição conservadora parece ter reduzido as chances de derrota do partido do governo espanhol nas eleições gerais de março, apontaram pesquisas divulgadas este domingo.

A sondagem feita pelo jornal El País, dois dias depois de uma disputa sobre se o popular prefeito de Madri deve ou não ser candidato parlamentar, mostrou que o partido socialista estabeleceu uma vantagem de 7,8 por cento.

Uma pesquisa no jornal La Vanguarda, de Barcelona, feita antes que o partido Popular (PP) divulgasse sua disputa interna, apontava o PP apenas 2,5 ponto atrás dos Socialistas --resultado semelhante à outras sondagens recentes.

O PP afirmou na noite de terça-feira que havia adiado o pedido de Alberto Ruiz-Gallardon, prefeito de Madri, para concorrer como candidato em 9 de março.

Alguns analistas colocaram o fato como uma vitorioso para a ala conservadora do PP, mas um possível golpe nos esforços do partido de atrair eleitores indecisos.

A pesquisa Metroscopia, que entrevistou 800 pessoas na última quinta-feira para o El Pais, mostrou que 34,6 por cento votariam no Partido Socialista contra 26,8 por cento para o Partido Popular. Os indecisos são 16,6 por cento, uma proporção muito mais alta em comparação com outras pesquisas recentes.

Um pesquisa do mesmo instituto, datada de 8 de janeiro para o jornal conservador ABC, mostrava vantagem de apenas 0,7 por cento para os socialistas.

Depois de irritar os eleitores de centro com seus ataques aos esforços do governo de acabar com a violência no país basco, o PP mudou sua estratégia e focou no enfraquecimento da economia espanhola, diminuindo a vantagem dos socialistas nas últimas semanas.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189616/visualizar/