Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 20 de Janeiro de 2008 às 14:11

    Imprimir


Havana, 20 jan (EFE) - O presidente em exercício de Cuba, Raúl Castro, anunciou para 24 de fevereiro a instauração do Parlamento cubano, que decidirá a composição do novo Conselho de Estado, atualmente presidido por Fidel Castro.

"No dia 24 de fevereiro. Outra data, 5 de março, tinha sido pensada antes, mas já estava ocupado, e 24 de fevereiro, data da proclamação da Constituição e do início da guerra da independência, é um bom dia", disse Raúl Castro a jornalistas divulgadas pela televisão cubana.

O presidente em exercício e ministro das Forças Armadas, vestido com seu uniforme de general de Exército, fez o anúncio após depositar seu voto nas eleições gerais que acontecem hoje em Cuba para ratificar a escolha dos 614 candidatos às cadeiras no Parlamento.

O anúncio de hoje marca o dia em que será decidido se Fidel Castro, afastado do poder desde julho de 2006 por causa de uma grave doença que o obrigou a delegar provisoriamente o cargo de presidente a seu irmão, renovará ou não seu mandato à frente do Governo da ilha.

O presidente em exercício, que votou em Havana às 9h (meio-dia em Brasília) e não na Segunda Frente Oriental Frank País, em Santiago de Cuba, explicou que tinha a intenção de votar lá, mas não pôde fazê-lo.

"Não pude ir ao município e ao distrito onde costumam me eleger tradicionalmente, nas montanhas do noroeste de Santiago de Cuba, por razões de trabalho", explicou.

"Fiz esse trabalho por Fidel semanas atrás durante dois dias, mas por razões de trabalho não pude ir", acrescentou, em referência à viagem que realizou a Santiago de Cuba, a segunda em importância da ilha, em 24 de dezembro.

"Mas não fiz nada de mau, visitei meu distrito onde tenho boas relações e onde a maioria costuma votar em mim sempre. Espero ser eleito deputado", disse.

No dia 24 de fevereiro, os deputados da Assembléia Nacional elegerão os integrantes e o presidente do Conselho de Estado, após semanas das especulações sobre a continuidade do chefe da revolução no exercício de suas atividades no Governo.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/189627/visualizar/