Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 17 de Janeiro de 2008 às 10:37
Por: Rosana Persona

    Imprimir


Foram Implantadas no município de Ipiranga do Norte (460 km a Médio Norte de Cuiabá), duas unidades demonstrativas para avaliar o cultivo da cebola em propriedade rural. O projeto vem sendo executado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio.

Nas unidades estão utilizando variedades de cebola desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e apresentou um bom desempenho com a produção em torno de 2,5 quilos de cebola por metro quadrado.

Os produtores rurais Darci Letreille e Marlene Ferreira Chenette acreditaram no cultivo da cebola e acompanharam o desenvolvimento da cultura numa área de 400 metros quadrados. O engenheiro agrônomo da Empaer, Antônio Jorge Silva, fala que os produtores testaram a variedade Alfa Tropical e obtiveram uma produção de mil quilos de cebola nas unidades. Segundo o engenheiro, em anos anteriores, os produtores cultivaram a variedade de cebola Beta Cristal também da Embrapa, porém sem avaliação técnica dos resultados.

Para o próximo plantio pretendem introduzir outras variedades com novas tecnologias. Conforme Antônio Silva, a empresa está testando variedades que apresente bons resultados sócio-econômico ao pequeno produtor. “O aumento da área de plantio e a inclusão de novos produtores da agricultura familiar dependem do mercado consumidor, tendo em vista que o solo e o clima da região são favoráveis à cultura da cebola”, salienta.

A coordenadora regional de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), Selma Rodrigues Prado, comenta que o próximo plantio será feito no município e já estão escolhendo os produtores para implantação das unidades demonstrativas. Ela acredita que devido ao bom desempenho da cultura na região, a cebola poderá se tornar mais uma alternativa de lucro e renda para o agricultor.





Fonte: Empaer/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/190022/visualizar/