Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 10 de Dezembro de 2007 às 09:19

    Imprimir


O terremoto de 4,9 graus na escala Richter que atingiu o norte de Minas neste domingo está entre os os 15 maiores registrados no país. Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o terremoto ocorreu logo depois da meia-noite de sábado, com epicentro a 1 quilômetro do povoado de Caraíbas, distrito de Itacarambi. Uma criança morreu na comunidade rural de Caraíbas, cidade de Itacarambi, no norte do estado. Outras seis pessoas ficaram feridas e seis casas teriam sido destruídas.

O abalo teria sido provocado por uma falha geológica existente na região. Pela magnitude do tremor, estima-se que essa falha esteja a 5 quilômetros de profundidade e tenha outros cinco de extensão. Segundo Barros, a terra na região já vinha tremendo desde o início do ano. Em outubro, uma equipe do observatório esteve duas vezes lá e instalou uma rede sismográfica com seis estações para localizar os tremores. Cogitou-se que os abalos estivessem sendo provocados pelo colapso das cavernas existentes na região. Porém, devido à repetição do evento - foram mais de 20 vezes desde maio -, os pesquisadores descartaram essa hipótese.

Segundo o governo de Minas, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) fornecerá o apoio necessário à prefeitura de Caraíbas. Cestas básicas, colchões e cobertores foram enviados aos desabrigados. Nota oficial do governo informou que será instalado um Sistema de Comando em Operações (SCO) no município para gerenciamento de desastres. Em maio, um tremor de 3,5 graus na escala Richter foi registrado em Araçá, distrito de Januária, a 60 quilômetros.

O maior terremoto registrado no Brasil, de 6,2 pontos na escala Richter, ocorreu em 31 de janeiro de 1955, em Porto dos Gaúchos, no norte de Mato Grosso. Foi sentido num raio de 300 quilômetros. Em São Paulo, o mais intenso ocorreu em 1922 na região de Mogi-Guaçu, com 5,2 pontos na escala Richter.





Fonte: Veja Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194882/visualizar/