Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 05 de Dezembro de 2007 às 02:41
Por: Tânia Monteiro

    Imprimir


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pretende suspender o slot (horário para pouso ou decolagem no aeroporto) da companhia que cancelar mais de 10% dos vôos entre dois pontos durante um mês. O problema é que essa medida também depende de consulta pública, que ficará aberta durante 30 dias, possivelmente a partir da próxima semana. Hoje, a regra é a perda de slot caso se cancelem mais de 25% dos vôos durante o período de três meses. Nessa mesma consulta deverá ser incluído o aumento das multas às companhias por atrasos de vôos.

Na entrevista concedida no Ministério da Defesa, a Anac informou que as companhias que não cumprirem as regras estabelecidas pela agência poderão ser punidas até mesmo com a suspensão da concessão. Essa foi outra proposta apresentada pelo ministro Jobim ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reunião ontem no Planalto. O presidente está muito sensível à reclamação dos passageiros aos freqüentes cancelamentos de vôos. Para evitarem voar com pouca ocupação, as companhias têm cancelado seus vôos e mantido os passageiros esperando nos aeroportos, para que embarquem no horário seguinte, normalmente em uma aeronave lotada.

TERCEIRA PISTA

No Planalto, o presidente resolveu dar mais 30 dias para que a Secretaria de Aviação Civil promova novos estudos e apresente dados sobre a construção de um terceiro aeroporto em São Paulo e da terceira pista de Cumbica. Segundo o ministro da Defesa, Nelson Jobim, estão sendo analisados cinco locais para o novo aeroporto.

O ministro ressaltou ainda que é preciso definir com mais calma o local da terceira pista de Cumbica, para que se possa operar simultaneamente um pouso e uma decolagem. Em nenhum local de Guarulhos cogitado até agora há condições técnicas de se fazer uma nova pista que permita que ocorram decolagens simultâneas. Dois pousos ao mesmo tempo ou duas decolagens não são permitidas.





Fonte: Estadão

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195595/visualizar/