Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 04 de Dezembro de 2007 às 18:35

    Imprimir


O Ministério da Habitação de Israel anunciou que vai construir mais de 300 novas casas em Har Homa, um bairro judeu em Jerusalém Oriental que foi ocupado pelos israelenses em 1967.

A medida foi criticada pelos palestinos, que acusam Israel de prejudicar a retomada recente das negociações de paz, na Conferência de Annapolis, nos Estados Unidos, na semana passada.

Mark Regev, porta-voz do primeiro-ministro israelense Ehud Olmert, disse que a construção em Har Homa não constitui uma violação dos planos de paz para o Oriente Médio.

Regev acrescentou que o governo faz uma distinção clara entre a Cisjordânia e Jerusalém Oriental, área que, segundo ele, "está sob a soberania de Israel".

"Israel nunca se comprometeu a limitar sua soberania em Jerusalém", afirmou.

O negociador palestino Saeb Erekat enviou uma mensagem urgente para a secretária de Estado americana Condoleezza Rice para pedir que o projeto seja interrompido.

"Esta é uma violação grosseira do plano de paz para o Oriente Médio que vai prejudicar (as negociações de) Annapolis", disse Erekat.

O representante palestino acrescentou que os assentamentos judeus em expansão são uma ameaça ao Estado palestino independente proposto nas negociações de paz.

Segundo o correspondente da BBC no Oriente Médio, Paul Wood, os palestinos acusam Israel de tentar cercar o que seria sua capital, Jerusalém Oriental, e tentar isolar esta área do resto da Cisjordânia.

Depois das negociações na reunião de Annapolis, os dois lados concordaram com a volta da implementação de um plano dos países ocidentais para a paz na região que inclui a paralisação na construção de novos assentamentos judeus.

Um grupo de ativistas israelenses afirma que o governo de Israel cumpriu apenas 3% das suas ordens de demolição em assentamentos judeus na Cisjordânia.

A partir de números do próprio governo de Israel, o grupo Peace Now afirma que, nos últimos dez anos, cerca de 3,5 mil ordens de demolição foram estabelecidas.

O grupo ativista diz que os militares israelenses entregaram 3.449 protocolos a respeito de construções ilegais na última década, mas apenas 107 imóveis foram demolidos.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195644/visualizar/