Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 04 de Dezembro de 2007 às 18:14

    Imprimir


A renúncia de Renan Calheiros (PMDB-AL) à presidência do Senado abriu oficialmente o debate em torno da sucessão do peemedebista. Por tradição, a maior bancada, no caso o PMDB, ocupa a presidência. A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), afirmou que seu partido vai apoiar um nome “de bom senso” do PMDB.

“O partido vai acatar um nome indicado pelo PMDB. A gente está creditando no bom senso do PMDB”, afirmou Ideli. Por sua vez, o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), afirmou que sua bancada só apoiará o candidato do PMDB se houver consenso.

Entre os prováveis candidatos do PMDB à presidência do Senado estão: Garibaldi Alves Filho (RN), Jarbas Vasconcelos (PE) e Mão Santa (PI). Nenhum deles é consenso para substituir Renan.

Jarbas e Mão Santa são contrários à prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e considerados independentes demais. Por sua vez, Garibaldi não agrega seus pares.

Para o senador Efraim Morais (DEM-PB), é impossível haver um consenso para escolher o próximo presidente do Senado. Para ele, a situação no Senado se assemelha às brigas políticas em municípios do interior do país.

“Isso é feito cidade do interior. Não existe isso [consenso]”. Se tem três ou quatros candidatos, e apenas uma vaga, nunca haverá acordo”, sentenciou o paraibano.

O presidente em exercício do Senado, Tião Viana (PT-AC), marcou para a quarta-feira da próxima semana (12) a eleição para a presidência da Casa.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195650/visualizar/