Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 04 de Dezembro de 2007 às 14:17

    Imprimir


Até 150 milhões de habitantes das maiores cidades litorâneas do mundo devem sofrer inundações até 2070, mais do que o triplo do número atual, segundo relatório.

A mudança climática, o crescimento populacional e o desenvolvimento urbano provocarão esse fenômeno, que pode causar danos estimados em 35 trilhões de dólares -- 9 por cento do PIB global, segundo o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a partir de cálculos de cientistas e da consultoria Risk Management Solutions.

A pesquisa é a primeira parte do maior estudo já feito sobre a vulnerabilidade de cidades litorâneas a inundações, um problema ao qual hoje estão expostas 40 milhões de pessoas.

O estudo comparou a vulnerabilidade atual e futura de 130 cidades portuárias, levando em conta grandes inundações, do tipo que acontece uma vez a cada 100 anos.

Miami continuará sendo a cidade que pode sofrer mais prejuízo -- o patrimônio vulnerável, hoje estimado em 400 bilhões de dólares, deve subir para 3,5 trilhões até 2070.

Daqui a 63 anos, Cantão, no sul da China, deve ser a segunda cidade mais exposta em termos patrimoniais, seguida por Nova York, Kolkata (ex-Calcutá), Xangai, Mumbai, Tianjin, Tóquio, Hong Kong e Bangcoc.

Os cientistas acreditam que o aquecimento global provocará uma elevação dos mares e tornará tempestades mais frequentes.





Fonte: Cosmo Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195689/visualizar/