Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 04 de Dezembro de 2007 às 10:24
Por: Lucélia Andrade

    Imprimir


Várias audiências foram realizadas no primeiro dia do Movimento Estadual pela Conciliação no Fórum de Tangará da Serra. O evento, realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso em parceria com o Conselho Nacional de Conciliação, estenderá até o próximo dia 8.

O diretor do Foro local, Jamilson Haddad Campos, explica que o movimento visa colocar fim ao maior número de processos em tramitação nas varas da justiça comum. Sendo assim, conclamando as pessoas que possuem demandas na justiça estadual, a se apresentarem durante a semana para que realizem acordos e seus litígios, e com isso saia na mesma data com o problema resolvido. “Devemos desenvolver uma cultura de conciliação junto as demandas processuais, pois é bom para as partes que saiam com a resposta do Estado ao seu problema”, comenta Haddad, frisando que é importante o auxílio dos advogados à seus clientes para a obtenção da conciliação, contribuindo assim para a diminuição do estoque processual. Segundo o diretor, é importante que as partes instigantes para que compareçam, ao Fórum com a vontade de resolver seus problemas através de um acordo.

Estatística: Conforme dados da Corregedoria Geral da Justiça existem 117.315 processos tramitando nos Juizados Especiais. São 20.760 na 1ª Entrância; 22.529 na 2ª Entrância; 21.955 3ª Entrância; e 52.071 processos na Entrância Especial. Já na justiça comum, há 515.772 processos em tramitação nas 79 comarcas do Estado. Em Mato Grosso, o dia Estadual dos Juizados Especiais foi instituído pela lei 8.205/2004 e o Juizado Especial no estado foi criado através da Lei 6.176/93.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195719/visualizar/