Além de frigorífico Sorriso terá sistema de confinamento e reflorestamento
O diretor do grupo JBS Friboi Celso Lopes, confirmou agora há pouco em Sorriso, a implantação do complexo industrial no município. "Existe um macro-planejamento na empresa que é colocar a fábrica em funcionamento até 2009, mas depende de mecanismos governamentais e de toda a dinâmica", ressaltou.
Ele destacou ainda que a área não foi definida, apesar dos engenheiros terem visitado o município, semana passadae e avaliado tecnicamente cada uma delas. A área a ser escolhida, segundo ele, precisa atender a uma série de critérios, como tendência de ventos para cumprir as normas ambientais e disponibilidade de água.
Segundo o protocolo de intenções assinado recentemente, será implantado um dos maiores frigoríficos de suínos e bovinos do grupo, com investimento de US$300 milhões. A obra deve gerar aproximadamente 5 mil empregos até 2010. Serão duas unidades frigoríficas, com capacidade para abater seis mil cabeças de bovinos e 12 mil de suínos/dia.
Além do frigorífico, o projeto da Friboi engloba um sistema de confinamento e um sistema de reposição florestal. "Para uma indústria como essa vamos precisar de 100 metros cúbicos de madeira por mês nas caldeiras, o que equivale ao consumo mensal de 300 hectares aproximadamente, por isso existe a necessidade da empresa Florestal, que é co-irmã do Friboi, se instalar no município", explicou.
Comentários