Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 31 de Outubro de 2007 às 08:10

    Imprimir


Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, será realizado nos municípios de Campo Novo dos Pareci e Campos de Júlio, o ciclo de palestras sobre criação de peixes em tanque. O trabalho, que ocorrerá nos Sindicatos Rurais das duas cidades a partir das 19h, é uma ação da Comissão de Desenvolvimento de Mercado da associação, coordenada por Ricardo Arioli. A palestra será ministrada pelo médico veterinário, Francisco das Chagas de Medeiros, autor do livro "Tanque-rede, mais tecnologia e lucro na piscicultura". O evento será organizado pela Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

A iniciativa é baseada em experiências já desenvolvidas pela Associação Norte Americana de Produtores de Soja (ASA, sigla em inglês). Além de aumentar o consumo da oleaginosa, o evento ainda visa ampliar as matrizes do agronegócio em Mato Grosso.

Medeiros ensinará como proceder para produção de peixes em alta densidade em tanques-rede de pequeno volume, proporcionando uma alimentação com ração feita à base de soja. "Cerca de 60% da ração é feita com farelo de soja. O restante é completado com milho e outros ingredientes", disse o veterinário, ao acrescentar que a vocação natural de Mato Grosso na produção de grãos, como clima ideal e outros fatores, favorece o desenvolvimento da piscicultura no Estado.

Atualmente o Brasil produz em média 266 mil toneladas/ano. Já Mato Grosso ocupa a 5ª posição no ranking de produção de peixes no país, com uma produção que ultrapassa as 17 mil toneladas de peixes/ano.

Os núcleos que tiverem interesse em participar do Ciclo de Palestras sobre criação de peixes em tanque-rede devem entrar em contato com o secretário da Comissão de Desenvolvimento de Mercados da Aprosoja, Victor Hugo Taques, por e-mail. Os municípios de Canarana, Tangará da Serra, Primavera do Leste, Sinop e Sorriso também já receberam o ciclo de palestras.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/200571/visualizar/