Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 22 de Outubro de 2007 às 09:29

    Imprimir


É cada vez menor o número de clientes que usam talão de cheques. A grande maioria prefere usar cartão de crédito, seja por segurança ou pela menor possibilidade de fraude. Segundo um levantamento feito com consumidores que ainda compram com cheque, encomendado por uma empresa do setor, a inadimplência com cheques em Mato Grosso é a menor do país, apenas 0,15 %. É menor que o índice de cheques devolvidos no resto do país (2, 74%). De acordo com o vice-presidente da Fecomércio, Hermes Martins, a situação no campo vem melhorando e isso reflete nos grandes centros.

A baixíssima inadimplência registrada pela pesquisa não corresponde à contabilidade de uma joalheria de Cuiabá. A gerente da loja, Cristiane Saldanha, afirma que o problema ainda existe. "Cerca de 15 a 20%", estima.

A vendedora Bianca Júlio, que trabalha em uma loja de roupas num shopping de Cuiabá, confirma que apenas uma em cada dez compras é paga com cheque. "Aqui tem que ter aquela consulta rigorosa. Por isso os clientes preferem pagar com cartão", afirma.

Para especialistas, os números podem variar de setor para setor do comércio. O que não deve mudar é a tendência de extinção do cheque. Hermes Martins acredita que isso significa uma tranquilidade para o comerciante. "Ele pode contar com aquela venda que efetuou. Mesmo que seja a prazo, pelo menos, vai ter a segurança que no determinado dia em que foi feito o compromisso para pagamento o cliente vai honrar", conclui o vice-presidente da Fecomércio.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/202054/visualizar/