Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 20 de Outubro de 2007 às 14:31
Por: Suzi Bonfim

    Imprimir


Não desista dos seus sonhos, porque um dia eles se realizam. Esta é a certeza que a gente tem quando participa da entrega de certificados do curso de Alfabetização de adultos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-AR/MT). Nesta sexta-feira (19.10), 41 alunos de três turmas do curso ministrado em parceria com a prefeitura de Várzea Grande, nos bairros São Mateus, Jardim Eldorado e Santa Isabel. Homens e mulheres que não sabiam nada ou muito pouco, descobriram o caminho do conhecimento e querem que as aulas continuem. “Aprender a ler e escrever era um sonho de criança. Meu pai não deixava a gente estudar. Eu não desisti deste sonho e consegui realiza-lo aqui. Agora eu não quero parar, vou continuar aprendendo”, garantiu dona Josefa Maria de Lima, 54 anos. Ela aprendeu a ler com o marido, na década de 70, mas não sabia escrever. Sêo Sícero da Silva, 60 anos, também não quer mais parar de estudar. “Meu sonho é continuar. Queremos pelo menos mais quatro ou cinco meses de aula”, disse ele na solenidade de entrega do certificado de conclusão do curso.

Participaram da solenidade realizada na escola Dirce Leite de Campos, no Jardim Itororó, em Várzea Grande, o prefeito Murilo Domingos, a supervisora do Senar-AR/MT, Renata Ramos, secretários municipais, alunos e professores do curso de alfabetização. O prefeito Murilo Domingos destacou a importância de quem aprendeu a ler e a escrever no processo de multiplicação da informação. “Vocês podem descobrir mais pessoas que querem aprender e explicar para elas como fazer para participar. E assim, podemos ampliar este benefício no município”, assegurou o prefeito. A representante do Senar-AR/MT, Renata Ramos disse que o objetivo da entidade é justamente contribuir para que pessoas como dona Josefa realizem os seus desejos. “É uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, considerou.

Os alunos divididos em três turmas freqüentaram as aulas durante os quatros últimos meses. A equipe de professores, Edinéia Pereira Dias Souza, Gonçalina da Silva Figueiredo e Adriano Monteiro, trabalhou com estudantes com níveis diferentes de conhecimento e idade. O sêo Manoel Gonçalo de 93 anos fez questão de receber o certificado. “Muitos alunos não sabiam nada, ou só ler ou escrever muito mal. Hoje eles já conseguem fazer isso. São pessoas inteligentes com muita experiência de vida que também ensinaram muita coisa pra gente”, lembrou o professor Adriano Monteiro.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/202183/visualizar/