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Nacional
Quinta - 18 de Outubro de 2007 às 14:27

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São Paulo, 18 de outubro de 2007 – O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, participa pela primeira vez da Autonor, Feira de Tecnologia Automotiva do Nordeste, que acontece de 24 a 27 deste mês em Recife (PE). Em seu estande, localizado na rua Q, nº 170, o instituto vai destacar a importância da certificação para o consumidor final e para a empresa.

José Palacio, auditor do IQA, afirma que o consumidor que utiliza oficinas certificadas tem a garantia de qualidade na prestação do serviço, pois conta com mão-de-obra treinada e qualificada, ambiente de atendimento adequado, garantia de procedência e qualidade das peças utilizadas e custo competitivo. “O fato de uma oficina ter o selo do IQA não significa que ela seja mais cara do que as demais, mas que oferece um serviço de qualidade comprovada por um organismo neutro e capacitado”, afirma Palacio.

O auditor do IQA explica que, para ser certificada, a oficina precisa ter um processo de organização administrativa, em que todos os procedimentos e custos dos serviços prestados são controlados, com objetivo de fornecer uma visão confiável e detalhada do negócio. “É por este motivo que as oficinas certificadas não cobram mais caro do que as demais, pois o modelo de gestão que a certificação proporciona permite um gerenciamento melhor do negócio e conseqüente redução de custos”, afirma o auditor.

Outra vantagem para a oficina, segundo Palacio, diz respeito à melhoria contínua: quando a empresa passa a tomar ciência de todos os detalhes dos processos produtivos, consegue planejar melhorias para correção de falhas ou ainda propor inovações que aprimorem os resultados.

Em uma oficina mecânica, um simples levantamento de dados das ordens de serviços abertas é fonte de informação vital para o início de uma gestão da qualidade. Com isso, é possível acompanhar a evolução do serviço efetuado e, em caso de retorno em garantia, levantar as falhas do processo de atendimento e criar ações preventivas para evitar futuros casos. “A isso damos o nome de Melhoria Contínua na Gestão da Qualidade”, afirma Palacio.

Nas regiões Norte e Nordeste, apesar de existirem centenas de centros de reparação automotivos, apenas cinco possuem certificação (quatro oficinas e uma retífica de motores). No segmento de distribuição e varejo de autopeças, 9 empresas são certificadas (veja relação completa no arquivo anexao). “Nossa participação na Autonor tem como objetivo ampliar este quadro, pois a certificação é uma vantagem para consumidores e empresários”, afirma Palacio.




Fonte: Assessoria

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