Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 17 de Outubro de 2007 às 16:24

    Imprimir


O Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso (FEE/MT), do qual o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) faz parte, está convocando a realização das Conferências Estaduais de Educação, para o período de 03 a 06 de dezembro deste ano. Para isso, estão programados encontros regionais visando a preparação dos delegados para a etapa estadual.

As conferências estaduais, por sua vez, antecedem a Conferência Nacional de Educação, prevista pelo Ministério da Educação (MEC) para abril de 2008, que vai discutir a construção do Sistema Nacional Articulado de Educação Básica.

Os encontros regionais serão realizados em localidades onde existem os Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros) com exceção de Pontes e Lacerda, onde não existe uma unidade do centro. O Cefapro inicialmente convocará os segmentos locais, inclusive a direção da subsede para participar na organização e realização do encontro regional.

O Sintep-MT vai atuar, de acordo com as possibilidades de cada subsede, com as seguintes ações: mobilização dos municípios para participação no evento e integração com a comissão organizadora; participação direta dos diretores das subsedes nos encontros; auxílio na viabilização da realização do evento em termos de infra-estrutura e definição do cronograma de atividades do dia.

Os diretores regionais do Sintep já são delegados à Conferência Estadual, desde que tenham participado do Encontro Regional de Educação. Com relação aos delegados que serão eleitos na base durante o encontro regional, a organização disponibilizou 43 vagas, de um total de 68. As vagas foram definidas levando em conta o número de filiados.

Os encontros regionais terão como eixo geral o tema “Construção do regime de colaboração entre os sistemas de ensino, tendo como um dos instrumentos o financiamento da Educação”. Os demais eixos foram distribuídos por região, da seguinte forma:

1- Inclusão e diversidade na educação básica:

Barra do Garças – 06/11

Juína – 14/11

São Félix do Araguaia – 30/10

Alta Floresta – 18/10

Confresa – 29/10

Pontes Lacerda – 09/11

Tangará da Serra – 29/10

2- Formação e valorização profissional:

Cáceres – 14/11

Cuiabá – 01/11

Rondonópolis – 22/10

3- Democratização da gestão e qualidade social da educação:

Diamantino – 14/11

Juara – 01/11

Rondonópolis – 22/10

4- Os desafios da construção de um sistema nacional articulado de educação:

Cuiabá – 01/11

Matupá – 03/11

5- Formação e valorização profissional:

Rondonópolis – 22/10

Sinop – 14/11




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/202491/visualizar/