Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 17 de Outubro de 2007 às 16:09

    Imprimir


Desde a última terça-feira (16), a coordenação do Projeto Siminina vem promovendo reuniões com os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes que integrarão o corpo de espetáculo do Festival Siminina 2007. A primeira reunião aconteceu na unidade do bairro Jardim Leblon.

Nesta quarta-feira (17), as reuniões serão nas unidades dos bairros Presidente II, Pedra 90 e Santa Izabel. Na quinta-feira (18), reunião com os pais que mantêm filhos em unidades do Siminina sediadas nos bairros Tijucal, Chácara dos Pinheiros, Jardim Fortaleza e Residencial Coxipó. Nos dias 23/10 o encontro com os pais será no Tancredo Neves, Barbado, 1º de Março e Bela Vista. Já no dia 24/10 (quarta-feira) será no bairro Jardim Vitória.

Paralelamente às reuniões com as famílias das crianças e adolescentes, acontecerá nos dias 18 e 19 /10, na loja do O Boticário da Avenida Fernando Correa da Costa, curso de maquiagem para os monitores e os jovens que participam do Projeto Agente Jovem. Mais de 50 pessoas farão esse curso para que no dia do Festival Siminina possam maquiar as mais de 240 meninas que farão parte dos espetáculos.

Já no dia 20/10, o ensaio geral levará ao Ginásio de Esporte do bairro Tijucal, as 243 meninas que serão as estrelas do festival. No dia 22/10, a equipe de organização e produção do festival apresentará o figuro do espetáculo para a secretária de Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh), Celcita Pinheiro, monitores do Siminina e convidados. A apresentação será às 8hs, no auditório da Smasdh.

Este ano, o festival acontecerá no dia 30 de outubro, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com encenação do mesmo espetáculo em dois horários, às 10hs e 16hs.

O Siminina é um projeto da Prefeitura de Cuiabá, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social com o patrocínio da BrasilTelecom e Petrobrás. Para o festival 2007, a secretaria já conta com o apoio da Rede Cemat (doou camisetas das equipas que trabalham na produção do evento), UFMT(cedeu o teatro gratuitamente), Boticário e Salão Belviso.

Atendimento - o Siminina está sediado nos Novo Colorado, Bela Vista, Jardim Leblon, Jardim Fortaleza, Jardim Presidente II, Novo Paraíso II, Pedra 90, Tijucal, Três Barras, Santa Isabel, 1º de Março e Chácara dos Pinheiros. No horário oposto ao da escola de ensino regular, as meninas e adolescentes de 7 a 14 anos) inscritas no projeto recebem apoio pedagógico diariamente, fazem aula de teatro, coral, flauta ou dança, assistem palestras (como de orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce).

Às famílias das meninas, a atenção do projeto inclui visitas domiciliares com atendimento social em situações emergenciais, como a falta de recursos para se manter, como nos casos de pais que estão desempregados, separados e presos. O projeto oferece ainda reuniões com os pais para debater sobre os progressos ou dificuldades enfrentadas pelos filhos e temas que podem ajudar as famílias em áreas como saúde, educação, segurança e cultura.

Sucesso - Na escola regular, as meninas do projeto apresentam ótimos índices aprovação. A reprovação, por exemplo, está bem abaixo da média municipal. Enquanto na rede municipal pouco mais de 6% dos alunos reprovaram, no Siminina esse índice não passou de 1,2% em 2006.

A questão da gravidez na adolescência, uma grande preocupação na saúde pública e em família, trabalhada de forma preventiva no Siminina, apresentou excelentes resultados em 2006. Ano passado, conforme levantamento feito pela Coordenação do Siminina, nenhuma menina inscritas no projeto engravidou.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/202494/visualizar/