Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 02 de Outubro de 2007 às 18:06

    Imprimir


O economista Luiz Antônio Pagot foi aprovado há pouco pelo plenário do Senado Federal para assumir a direção-geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT). A aprovação do nome de Pagot para o cargo demorou meses devido a uma resistência da oposição. Ainda antes da votação, senadores do PSDB discursaram contra a indicação. Senadores da base aliada também usaram a tribuna para apoiar o nome de Pagot, braço direito do governador Blairo Maggi.

Pagot foi aprovado pela Comissão de Infra-estrutura do Senado em agosto. O passo seguinte seria a votação em Plenário, no Senado. Essa votação foi obstruída seguidas vezes por manobras do PSDB e também devido a discussões internas de outras matérias, como a votação que tratava da cassação do mandato do presidente Renan Calheiros (PMDB/AL).

Nesta terça-feira, o Senado colocou novamente a votação em pauta e a oposição cedeu para votar. O nome de Pagot foi aprovado por 42 votos contra 24. Houve também duas abstenções. A sessão foi comandada pelo presidente Renan Calheiros.

Discursos inflamados

Antes da votação, o líder do PSDB no Senado, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), discursou. Disse que a oposição abriria mão de recursos para obstruir a votação, como esvaziar o plenário para evitar o quórum mínimo, para que a indicação fosse votada. No entanto, Virgílio ressaltou que o PSDB votaria contra a nomeação de Pagot. "Vamos fiscalizar essa gestão do Dnit", declarou.

Ironizando, Arthur Virgílio disse que seria mais sensato se o governo federal tivesse mudado o nome do diretor-geral do Dnit antes da votação. "Até sugeriria que o presidente trocasse o nome do indicado, tirasse o Pagot e ressuscitasse a Madre Theresa de Calcutá para o cargo tamanha será a fiscalização que o PSDB fará no Dnit", completou o tucano.

Outro que discursou contra a indicação de Pagot foi o senador Mário Couto (PSDB-PA). Ele encaminhou à Mesa Diretora do Senado uma série de questionamentos sobre a indicação de Luiz Antônio Pagot para o cargo. "Nossa convicção é de que Pagot deve à Casa mais de R$ 500 mil", frisou, referindo-se a uma denúncia de que Pagot trabalhara para o Senado e, ao mesmo tempo, para uma empresa privada.

A favor

Durante a votação, foi a vez da bancada mato-grossense defender a indicação de Pagot. "Esta novela que se arrasta há algum tempo hoje se encerra. Tudo o que a tentam passar à opinião pública sobre sua pessoa, tenho certeza que não é verdade. Tenho certeza que Pagot vai corresponder às expectativas", frisou Jaime Campos (DEM). Jonas Pinheiro (DEM) também apoiou a indicação de Pagot.

A bancada do PT recomendou aos seus senadores que votassem a favor da indicação. O mesmo fez o PR e PMDB. O DEM deixou livre para que os seus senadores votassem como quisessem. Já o PSDB foi a única bancada que votou em conjunto pela reprovação.

O DNIT

O DNIT conta com unidades regionais em todos os estados e no Distrito Federal. O órgão é responsável pela manutenção e recuperação das rodovias federais. Segundo o DNIT, o país conta com 58 mil quilômetros de estradas federais. O DNIT é muito cobiçado pelos partidos políticos por receber 90,8% das verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/204644/visualizar/