Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 28 de Setembro de 2007 às 19:46

    Imprimir


O ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (Seap), Altemir Gregolin, realizou uma visita à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural do Estado de Mato Grosso no início da manhã desta sexta-feira (28.09). Gregolin foi recebido pelo secretário Neldo Egon Weirich com o objetivo de discutir políticas de aqüicultura no Estado, como por exemplo, a criação de peixes em tanques-rede em reservatórios de usinas hidrelétricas e, também, por famílias provenientes da agricultura familiar.

“Sou médico veterinário, venho de uma família de pequenos produtores rurais e sei da importância do extencionismo rural para o desenvolvimento da agricultura de um Estado. O Brasil vive um momento produtivo importante no setor da aqüicultura e pesca e certamente uma parceria do governo federal com a Empresa Mato-Grossense Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer) será fundamental para o fortalecimento da economia de Mato Grosso”, avaliou Gregolin. Que ainda disse que vai discutir a criação de peixes no reservatório da usina de Manso.

Estavam presentes na solenidade realizada na Seder-MT o senador Jonas Pinheiro, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, o secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Cloves Vettorato, o deputado estadual Ademir Brunetto, o presidente da Empaer, Leôncio Pinheiro, o presidente do Indea-MT, Décio Coutinho e demais autoridades políticas.

Ademir Brunetto e o ministro Altemir Gregolin conversaram sobre as coincidências de suas origens. “Somos de Paim Filho, veterinários, filhos de pequenos produtores rurais e temos família morando em Alta Floresta, sendo que os pais do ministro moram em Alta Floresta do Oeste em Rondônia.” , declarou Brunetto.

O parlamentar, aproveitou a visita do ministro para entregar o projeto “Gestão Ambiental”, elaborado pelas lojas maçônicas e Ordem dos Advogados do Brasil do município de Alta Floresta. Vale ressaltar que este projeto tem como fundamento a prática da pesca esportiva com o slogan “Pesque e Solte”. O parlamentar lembrou que a pesca esportiva não prejudica a vida marinha e é uma ferramenta importante para alavancar o eco turismo na região norte do Estado.

“Precisamos de uma lei federal que regularize a pesca esportiva no Brasil, inclusive no período da Piracema, época em que o segmento fica inativo e com poucas oportunidades”, alegou Brunetto.

Deputado Brunetto acompanhou o ministro Altemir Gregolin na reunião com o governador Blairo Maggi no final da manhã. No início da tarde está agendada uma visita a Aldeia Meruri, no município de General Carneiro (442 km a Leste de Cuiabá) para conhecer a atividade pesqueira praticada por aquela comunidade indígena e ainda a assinatura de um convênio. A Seap e a Empaer serão parceiras para construção de tanques para produção de peixes. O convênio vai atender 100 famílias, beneficiando diretamente 750 índios.

O Ministro propôs a elaboração do projeto em parceria com o governo para investimentos em tanques-redes na usina de manso. O ministro manifestou o desejo em investir em Mato Grosso pois existe uma demanda mundial para carne branca de 20 milhões de toneladas até 2030. “Mato Grosso tem estrutura, mão-de-obra e capacidade, podemos atender boa parte desse mercado” , declarou Brunetto.





Fonte: 24 Horas news

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205209/visualizar/